A Espera, Keum Suk Gendry-Kim

Gendry-Kim, Keum (2023). A Espera. Lisboa: Iguana.

Tradução: Yun Jung Im

Nº de páginas: 248

Início da leitura:12/05/2024

Fim da leitura: 14/05/2024


**SINOPSE**

"Gwijá tem noventa e dois anos e vive na Coreia do Sul. Após sete décadas de espera, ainda mantém o desejo de reencontrar o filho mais velho, de quem se separou quando seguia numa coluna de refugiados que fugiam do norte da Coreia. Gwijá teve de parar para amamentar a filha bebé e perdeu o marido e o filho no meio da multidão. Agora, num encontro organizado pela Cruz Vermelha, a sua amiga Jeong-Sun reencontra a irmã mais nova, após sessenta e oito anos de separação. Gwijá só deseja ter a mesma sorte e voltar a encontrar o filho.

Em 1950, a Guerra da Coreia separou famílias inteiras, que ficaram de lados opostos de uma fronteira intransponível. A partir das entrevistas que Keum Suk Gendry-Kim conduziu e dos vários testemunhos que reuniu (entre eles, o da própria mãe), o livro A Espera reconstrói o trauma familiar causado pela divisão da Coreia e pela guerra, e as suas dolorosas consequências."

Esta novela gráfica aborda uma experiência trágica aquando da Guerra entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, em que muitos refugiados coreanos passaram por experiências trágicas que deixaram marcas para toda a vida. A nível gráfico, há uma adequação ao conteúdo: as imagens esbatidas, a dor que contrai os rostos, a fome, o desespero, os reencontros e a velhice.
Esta é daquelas histórias que nos comove, nos esvazia o coração dos problemas comezinhos face aos acontecimentos desconcertantes abordados.
Recomendo vivamente!



0 Comentarios