Lendas Japonesas, de José Ruy e Wenceslau de Moraes

 Ruy, José; de Moraes, Wenceslaw. Lendas Japonesas. Lisboa:Edições Polvo, 2023.

Nº de páginas: 64
Início da leitura: 08/05/2024
Fim da leitura: 11/05/2024

**SINOPSE**
"José Ruy é um dos mais reconhecidos e importantes autores da banda desenhada portuguesa, com vastíssima obra produzida.

Estas suas Lendas Japonesas baseiam-se em diversas lendas dispersas pela obra de Wenceslau de Moraes, autor de vários livros sobre assuntos ligados ao Oriente, em especial o Japão, onde viveu por 33 anos. A elas José Ruy dedicou especial carinho e atenção desde a sua criação, em 1949, para as páginas d’O Papagaio.

Tal como Moraes, José Ruy é um excelente narrador. Os seus dotes naturais contam com vivacidade, ternura, poesia e também um certo dramatismo, onze deliciosas lendas tradicionais nipónicas, realçando temas como a alma japonesa, o budismo, o amor, a arquitectura religiosa, alguns coloridos exotismos ou a fantástica paisagem do país.

Em cada lenda deste livro há sempre uma chamada de atenção, uma perspicácia ou um erro humano posto a descoberto, mas há também aquelas emoções vulgares de que a vida normalmente se alimenta."
Esta banda desenhada é um livro póstumo de José Ruy e recupera 11 lendas japonesas, baseando-se em contos de Wenceslau de Moraes, um estudioso do Japão (1854-1929), nas quais explora tradições populares japonesas. Foram histórias desenhadas há cerca de setenta anos, que sairam na Revista O Papagaio de Adolfo Simões Müler, compiladas pelas Edições Polvo, pelo que as imagens (muito boas, no meu entender) não são muito atuais. Porém, são excelentes para o fim que servem: contar-nos lendas tradicionais do Japão baseadas no imaginário fantástico, tendo por fundo as mágicas paisagens deste país, a doçura das feições, entre outros aspetos que não menciono para não falar demasiado. Leiam! 

0 Comentarios