Mulher Vida Liberdade, Marjane Satrapi

Satrapi, Marjane (2023). Mulher Vida Liberdade. Lisboa: Iguana.

Tradução:Inês Fraga
Nº de páginas: 288
Início da leitura: 27/04/2024
Fim da leitura: 03/05/2024

**SINOPSE**
Para marcar o aniversário da morte da iranaiana Mahsa Amini e o começo do movimento Mulher Vida Liberdade, um livro com a visão de dezassete ilustradores reconhecidos mundialmente e três especialistas sobre o Irão, sob a coordenação de Marjane Satrapi.

Em 16 de Setembro de 2022, Mahsa Amini, uma jovem estudante iraniana, foi detida e espancada até à morte pela polícia religiosa em Teerão. O seu único crime foi não usar o lenço imposto às mulheres pela República Islâmica. O destino desta mulher de 22 anos desencadeou uma onda de protestos sem precedentes que rapidamente se espalhou por todo o país.

Por ocasião do primeiro aniversário do movimento, Marjane Satrapi reuniu alguns peritos e cartoonistas. Juntos, querem mostrar o que não pôde ser fotografado ou filmado devido à censura.

Este livro marca o aniversário da morte de Mahsa Amini, estudante iraniana que foi, em 2022, espancada até à morte por um suposto "crime religioso" - não usar o lenço imposto às mulheres. A sua morte e toda a violência que envolveu que Marjane Satrapi reuniu vários ilustradores para contar a história do movimento político e social "Mulher Vida Liberdade".
Este é um romance gráfico fabuloso, se bem que duro de ler. É sempre duro quando nos são apresentados casos reais. É um livro que nos informa e nos apresenta factos que envolveram o movimento criado por Mahsa Amini, a sua contextualização política e histórica, através de várias histórias (de 46 autores iranianos) que se interligam entre si formando um todo coeso. 
As ilustrações contribuem para aguçar os sentidos, despertar consciências, dominando os tons negro, vermelho, cinzento, que tão bem se coadunam com as mensagens transmitidas. Há, além disso, uma grande variedade de ilustrações, uma vez que foram feitas por artistas diferentes. É um livro que todos deviam ler. Não entretém, ensina. Não dispõe, indispõe. Não ficciona, apresenta factos.
Aconselho mesmo muito!

0 Comentarios