Dentro do Segredo, José Luís Peixoto

Peixoto, José Luís (2012). Dentro do Segredo. Lisboa: Quetzal.

Nº de páginas: 240
Início da leitura: 22/05/2024
Fim da leitura: 27/05/2024

**SINOPSE**

"Desde o interior da ditadura mais repressiva do mundo, desde um país coberto por absoluto isolamento, Dentro do Segredo. Em abril de 2012, José Luís Peixoto foi um espectador privilegiado nas exuberantes comemorações do centenário do nascimento de Kim Il-sung, em Pyongyang, na Coreia do Norte.

Também nessa ocasião, participou na viagem mais extensa e longa que o governo norte-coreano autorizou nos últimos anos, tendo passado por todos os pontos simbólicos do país e do regime, mas também por algumas cidades e lugares que não recebiam visitantes estrangeiros há mais de sessenta anos.

A surpreendente estreia de José Luís Peixoto na literatura de viagens leva-nos através de um olhar inédito e fascinante ao quotidiano da sociedade mais fechada do mundo. Repleto de episódios memoráveis, num tom pessoal que chega a transcender o próprio género, Dentro do Segredo é um relato sobre o outro que, ao mesmo tempo, inevitavelmente, revela muito sobre nós próprios."
Ler este livro foi viajar com o narrador e sentir medo, repulsa, espanto por uma realidade tão dura e crua como é, sem dúvida, a Coreia do Norte, em abril de 2012, aquando da viagem de José Luís Peixoto. Tudo nos parece uma aberração, desde o facto de confiscarem as fotografias, vendo a própria máquina fotográfica de cada viajante estrangeiro, a ficarem com os telemóveis até a viagem acabar, a proibição de transporte de livros e discos, entre múltiplas outras proibições. E, se não podemos desfrutar de fotos, podemos, pelo menos, ter acesso a esta obra magnífica que nos permite entrar dentro deste segredo. Deixo o convite a esta viagem através do olhar perscrutador de JLP.

0 Comentarios