A Bibliotecária de Auschwitz, novela gráfica - Salva Rubio e Loreto Aroca

Rubio, Salva (2024). A Bibliotecária de Auschwitz. Lisboa: Penguin Random House.

Tradução: Salomé Castro
Nº de páginas: 144
Início da leitura:14/07/2025
Fim da leitura: 14/07/2025

**SINOPSE**
"Estamos na Europa, em plena Segunda Guerra Mundial. Dita Adlerova é uma adolescente que, juntamente com a sua família e tantos outros judeus, é levada para o campo de concentração mais mortífero deste conflito: Auschwitz.

Quando Dita reúne um punhado de livros e se torna a bibliotecária de Auschwitz, ela arrisca a vida para que crianças e adultos possam escapar, nem que seja por breves instantes e somente com a imaginação, à terrível vida no campo de extermínio. Os livros estão proibidos e tê-los é uma sentença de morte. Dita precisa de ter muito cuidado: o temível Dr. Mengele, famoso pelas suas experiências horríveis, está a vigiá-la de perto.

A Bibliotecária de Auschwitz é uma adaptação para novela gráfica, por Salva Rubio e Loreto Aroca, do romance bestseller de Antonio Iturbe, que conta esta incrível, inspiradora e comovente história verídica."
Esta novela gráfica baseia-se no romance de António Iturbe, inspirado numa história verídica de Dita Adlerova. A protagonista, apesar de todas as adversidades sofridas, é dotada de uma grande resiliência, é alegre e muito corajosa, pois, mesmo sabendo que corre perigo ao guardar livros proibidos, fá-lo enquanto nova bibliotecária de Auschwitz, com apenas 14 anos, para que as crianças e adultos tenham acesso à leitura e, consequentemente, ao sonho. 
Este é um livro que deve ser lido por jovens e adultos que não consigam ler os livros originais sobre este tema tão duro, pois aborda, com alguma subtileza, todas as atrocidades cometidas. E é importante conhecer e refletir para não repetir.

0 Comentarios