Pires, Maria José (2025). O Mistério da Cor. Lisboa: Edições Flamingo.
N.º de páginas: 30
Ilustração: José Oliveira
Início e fim da última leitura: 31/08/2025
**SINOPSE**
"O Afonso é um menino muito curioso, que sonha vir a ser cientista. Não perde uma oportunidade para aprender e, também, para mostrar os seus conhecimentos, que são um pouco acima da média para a sua idade. Para além disso, ele tem uma grande preocupação em sensibilizar os amigos para a importância do saber. A sua irmã, Matilde, tem por ele uma grande admiração.
O Afonso tem uma habilidade especial para encontrar uma palavra, uma expressão ou até uma situação que possa ser usada para induzir conversas nas quais possa brilhar.
Nesta história, foi a reação da irmã quando o Afonso a foi acordar para ver a neve que, surpreendentemente, tinha caído na noite de 24 de dezembro:
(…)
— Levanta-te! Não são muitas as oportunidades de ver neve no nosso jardim.
(…)
— Estás a ver neve "ao vivo e a cores" — disse o Afonso.
— A cores!? Mas a neve é branca! — exclamou a Matilde.
(…)
— "Ao vivo e a cores" é uma expressão que significa "presencialmente"… mas, espera… a propósito de "cores" vou aproveitar para te explicar umas coisas muito interessantes sobre a COR. Vais ficar surpreendida, tenho a certeza. Sabias que a luz que vem do Sol é composta por várias luzes e de várias cores? O arco-íris é a prova disso.
— Sabes como se forma o arco-íris!? — questionou a Matilde.
(…)"
Esta foi a terceira leitura que fiz desta história maravilhosa. As personagens, jovens cativantes, especialmente o Afonso, um jovem encantador e inteligente, que não só aprende, mas deseja compartilhar o sabor do conhecimento com os outros — especialmente ao introduzir conceitos científicos de forma lúdica, conduzem-nos a uma aventura pelo mistério, que continua a ser, a cor.
É uma obra que diverte, ensina e emociona, motivando a curiosidade e valorizando o saber em contexto familiar. O enfoque simples, mas eficaz, nas explicações científicas e na relação entre irmãos agrega autenticidade e afeto à narrativa.
As ilustrações suaves apresentam-nos as personagens e os espaços que elas frequentam de uma forma tão bonita, que realçam a história, já de si cativante.
Recomendo muito a leitura para todas as idades, em especial para crianças e jovens.
conto infantil
divulgação - leituras
divulgação de livros
livro infanto-juvenil
opinião
sugestões de leitura
0 Comentarios