O Japão É Um Lugar Estranho, Peter Carey

Carey, Peter (2011). O Japão É Um Lugar Estranho. Lisboa: Tinta-da-China

Nº de páginas: 176

Início da leitura: 05/06/2021

Fim da leitura: 05/06/2021

O Japão É Um Lugar Estranho é um livro do australiano, nascido em 1943, Peter Carey e traduzido por Carlos Vaz Marques. Neste livro, o autor conta-nos a viagem que o autor fez com o filho ao Japão, decisão que tomou quando o filho lhe disse “Quando for grande, vou viver para Tóquio”. Charley, o filho, tem apenas 12 anos quando se apaixona por mangas, a banda desenhada representativa do Japão, em particular Akira, que começou como manga, mas depressa se tornou no filme de animação, ou melhor, anima, que se caracteriza pela conjugação de realismo e exagero e uma enorme quantidade de temas abordados.

Esta viagem permitiria a Carey estreitar laços com o filho, abordar a cultura que está na origem de mangas e todo o exotismo deste país asiático.

Pai e filho estão decididos a visitar o que designam como o “verdadeiro Japão”, com o intuito de conhecerem escritores e produtores de mangas e anima.

Reconheço a mestria da escrita de Carey e as descrições pormenorizadas e bastante interessantes de Tóquio. Gostaria apenas de estar mais familiarizada com a banda desenhada japonesa para usufruir plenamente de toda a história. Ainda assim, considero que viajei pelos olhos deste exímio observador, apreciei as histórias que foram sendo contadas e aprendi mais sobre a cultura oriental. O Japão é, sem dúvida, “um lugar estranho”.

0 Comentarios