A Luz sobre Londres, Julia Kelly

Kelly, Julia (2021). A Luz sobre Londres. Amadora: TopSeller.

Nº de páginas: 336

Início da leitura: 26/06/2021

Fim da leitura: 28/06/2021

A Luz sobre Londres é um romance de ficção histórica de Julia Kelly, traduzido por Rita Carvalho e Guerra.

Inspirada num livro que leu sobre as artilheiras da Segunda Guerra Mundial, a autora deste livro, parte deste momento histórico e destas mulheres do Exército, Serviço Territorial Auxiliar, que trabalhavam no Comando Antiaéreo defendendo os céus de Londres, recrutadas pelas suas aptidões, para nos contar duas histórias que se entrecruzam, e que misturam, na perfeição, ficção e realidade.

Cara, recém-divorciada, discreta e extremamente curiosa e perspicaz, quando incumbida de analisar e avaliar os bens de uma propriedade antiga, descobre, numa das caixas que verifica, um diário que data da II Guerra Mundial. Fica irremediavelmente presa a este e aos protagonistas do mesmo, principalmente à sua autora, Louise Keene, de quem encontra uma foto na qual reconhece um uniforme também usado pela sua avó. Acaba por se envolver na leitura do diário e por tentar encontrar a sua autora. A partir daqui, temos as duas narrativas a surgirem num processo de alternância e que, de alguma maneira, têm ligações que cruzam segredos de duas famílias.

Louise vivia numa pequena aldeia na Cornualha e, aos 19 anos, era completamente submissa aos pais. Considera-se uma rapariga tímida e apagada, deixando que seja a prima, Kate, totalmente diferente dela e que prendia todas as atenções sobre si, a brilhar onde quer que fossem, se bem que não era muito dada a saídas. Tinha já o seu futuro delineado pelos pais, inclusive o futuro noivo, que havia partido para a guerra, por quem deveria esperar para se casar e formar família. Foi quando a prima a convenceu a sair um dia, à noite, que se faria luz sobre os seus próprios objetivos de vida. Nessa noite conheceu Paul, um piloto da Força Aérea Britânica que a faria repensar a sua vida, os seus sonhos e o seu destino. Quando ele partiu, decidiu alistar-se no Exército e foi então que integrou a unidade de baterias antiaéreas e se tornou artilheira.

Que destino estaria reservado a Louise? Conseguiria ela sair incólume de uma guerra tão cruel, numa função que colocava a sua vida constantemente em risco?

E relativamente a Cara, onde a conduzirá a leitura do diário de Louise?

Fica o convite para mergulhar com Cara na leitura deste Diário e seguir a vida destas mulheres-coragem, as artilheiras, e perceber de que forma a vida das duas mulheres se interliga.

Bem escrito para o género, a autora consegue cativar-nos e prender-nos à história.

0 Comentarios