Mulheres Sem Medo - 150 anos de combate pela liberdade, igualdade, sororidade, Marta Breen e Jenny Jordahl

Breen, Marta e Jordahl, Jenny (2020). Mulheres Sem Medo – 150 anos de combate pela igualdade, liberdade, sororidade. Lisboa: Bertrand Editora.


Nº de páginas: 128

Início da leitura: 08/09/2021

Fim da leitura: 09/09/2021

Mulheres Sem Medo é uma Banda Desenhada escrita por Marta Breen, ilustrado por Jenny Jordahl e foi traduzido por Pedro Porto Fernandes.

SINOPSE

“Liberdade, Igualdade, sororidade. Mulheres sem Medo é uma novela gráfica que cobre 150 anos de história do feminismo. São 150 anos de coragem, garra e visão de quem lutou e ainda luta pelos direitos das mulheres à volta do globo. Da luta abolicionista ao movimento #MeToo, passando pela história das sufragistas e do direito ao aborto e à contraceção e pela reivindicação dos direitos LGBTQ e do casamento gay... está (quase) tudo aqui. Atreve-te a ser ouvid@ e a juntar a tua voz às del@s..”

OPINIÃO:

Sempre gostei de BD, mas, a partir do momento em que me aventurei nas novelas e romances gráficos, tenho ficado fascinada com o excelente trabalho desenvolvido neste género.

Mulheres sem Medo não é exceção. Uma obra educativa, que relembra o longo percurso efetuado pelas mulheres em prol da igualdade de direitos. Um percurso exemplar, uma longa batalha feita por mulheres corajosas, esclarecidas e com convicções muito bem fundamentadas (com o apoio de alguns homens, esses sim, bem formados e informados) passo a passo, em momentos diferentes ao longo do mundo.

Mostra-nos o lado mais cru e duro desta batalha, de quanto e quantas mulheres sofreram, foram mortas das formas mais desumanas, foram presas, foram forçadas a comer em greves de fome (danificando órgãos ou levando à morte). Mas conta-nos também o quão necessárias se revelaram para cuidar dos doentes nas guerras mundiais, os trabalhos que começaram a desenvolver de forma exímia e do reconhecimento, ganho, infelizmente, de forma muito lenta. 

Este livro fala-nos de todas essas conquistas, ao longo de muitos séculos e por muitas mulheres que ficaram na história, pioneiras, guerreiras em prol dos direitos humanos.

Aconselho vivamente a leitura deste livro por tod@s!

0 Comentarios