O Segredo do Meu Marido, Liane Moriarty

Moriarty, Liane (2014). O Segredo do Meu Marido. Alfragide: Edições ASA.


Nº de páginas: 416

Início da leitura: 15/09/2021

Fim da leitura: 17/09/2021

O Segredo do Meu Marido é um romance escrito por Liane Moriarty e traduzido por Helena Ruão.

SINOPSE

A carta do marido dizia: "Para ler apenas após a minha morte."

Mas ele estava vivo. E escondia um segredo aterrador.

Cecilia encontrou a carta acidentalmente. Na penumbra do sótão, soube de imediato que não devia lê-la. Que devia devolvê-la ao seu esconderijo, fingir nunca a ter encontrado e respeitar a vontade do marido. Afinal amava John-Paul. Juntos, tinham três filhos e uma vida sem sobressaltos. Argumentos que de pouco serviram perante a sua curiosidade crescente. E quando começou a ler, o tempo parou. A confissão de John-Paul fulminou-a como um raio, dividindo a sua vida em dois: o antes e o depois da carta. Cecilia vai ficar agora perante uma escolha impossível.

Se o segredo do seu marido for revelado, tudo o que construíram será destruído. Mas o silêncio terá um efeito igualmente devastador. Porque há segredos com os quais não se pode viver…

OPINIÃO

Apesar de a premissa principal ser a do segredo do marido de Cecilia, neste romance cruzam-se muitas outras histórias, muitas outras personagens, muitos outros segredos que, de certa forma, parecem estar todos interligados numa teia intricada da qual, uma vez captados e presos, parece impossível sair.

No início do livro, a autora, vai buscar o “mito de Pandora”. Tal como Pandora não resiste a abrir o vaso que contém todos os males que atormentarão para sempre a humanidade, neste livro, uma vez revelado um segredo, parece que estes não têm fim e, tal como o vaso de Pandora, trazem com eles uma quantidade infindável de sofrimento, de dramas, de dúvidas que parecem não ter fim.

Gostei bastante deste livro. O facto de cada capítulo entrar em casa de uma família diferente, pode parecer-nos, no início, um pouco confuso. Mas, à medida que vamos conhecendo melhor as personagens, sentimos necessidade em continuar a acompanhá-las e cada capítulo termina num ponto-chave, deixando-nos curiosos em relação à continuação daquele ponto da história. Uma alternância das ações muito bem conseguida e que nos faz querer continuar a ler.

Gostei das personagens, porque as achei credíveis nos seus dramas e dilemas diários, nas suas dúvidas, nas suas fraquezas e angústias. Cada uma com o cérebro a fervilhar de dilemas, de segredos por revelar, de escolhas para fazer, de decisões para tomar.

0 Comentarios