Descansos, Susana Amaro Velho

Velho, Susana Amaro (2024). Descansos. Lisboa: Casa das Letras.

Nº de páginas: 432
Início da leitura:16/09/2024
Fim da leitura: 22/09/2024

**SINOPSE**
"Laura Alarcão regressa à vila onde nasceu e cresceu para assistir ao funeral da mãe com quem não se relacionava há treze anos. Regressa a uma família devastada, ao escrutínio dos vizinhos que enfrentam os seus próprios fantasmas, a uma verdade dolorosa que a afastou da família durante anos: sente-se culpada pela morte da irmã mais nova que tragicamente caiu a um poço quando eram crianças.

Após anos de afastamento, e à medida que novas revelações contrariam tudo aquilo em que Laura sempre acreditou, relações familiares são postas à prova, numa jornada emocional e sombria onde a busca por respostas deixará um rasto de sacrifício.

Numa saga familiar profunda e comovente, Susana Amaro Velho convida o leitor a refletir sobre redenção e aceitação, sobre a vida enquanto coleção de eventos e consequências emocionais que se desdobram.

Descansos evoca a beleza dos laços que nos unem mesmo quando as maiores tragédias são capazes de nos devastar."
Num momento em que nos vemos a braços com os incêndios florestais, este livro traz-nos uma história que evoca os incêndios que devastaram Pedrógão Grande em 2017, o que nos faz sentir pequeninos e questionar o que o país aprendeu com essa tragédia.
Laura Alarcão regressa à terra Natal para o funeral da mãe, com quem deixara de se relacionar há treze anos. Sente-se culpada da trágica morte da irmã mais nova, quando esta, ainda criança, caiu num poço, acidente que terá devastado toda a família.
Nesta saga familiar, o narrador incita-nos a refletir sobre a culpa, a superação, a aceitação, a complexidade da vida e o destino. Descansos é um livro cujas personagens nos apaixonam e se tornam inesquecíveis, porque muito reais, porque muito portuguesas.
Aconselho vivamente!

0 Comentarios