A Bomba - Parte I No princípio era o nada de Didier Alcante, LF Bollée, ilustrações de Rodier

Alcante, Didier e Bollée, LF (2022). A Bomba - Parte I No princípio era o nada. Lisboa: Gradiva BD.

Tradução: Isabel Lopes
Ilustrações de Denis Rodier
N.º de páginas: 216
Início da leitura: 24/03/2025
Fim da leitura: 27/03/2025

**SINOPSE**
"Porque é preciso saber. Uma banda-desenhada para todos.
Como um Guerra e Paz da BD!

No dia 6 de agosto de 1945, Hiroxima desaparece pulverizada por uma bomba atómica.
Um acontecimento histórico e trágico que põe fim à guerra e leva a humanidade a entrar numa nova era.

Em que contexto foi criada a bomba? Como foi tomada a decisão de a lançar? E porquê sobre Hiroxima? Quais foram os principais actores - ilustres ou desconhecidos - desta tragédia. Quais foram as consequências da explosão? O que sofreram as vítimas?

Com a leitura desta obra, o leitor assiste a tudo!

Das minas de urânio do Katanga até ao Japão, passando pela Alemanha, a Inglaterra, a Noruega, a URSS e os Estados Unidos; dos laboratórios de Los Alamos aos bombardeiros do Pacífico, eis… A terrível verdadeira história da bomba atómica!

Hoje ainda mais arrepiante. Que alguns parece quererem continuar a escrever…"
Tudo o que aconteceu antes da bomba de Hiroxima, as decisões tomadas, os passos dados, os protagonistas da criação da bomba atómica, os estratagemas políticos estão aqui muito bem retratados, nesta viagem que tem início nas minas de urânio do Katanga e se estende até ao Japão, com passagem pela Alemanha, Inglaterra, Noruega, URSS e EUA.
Uma novela gráfica que percorre todos os pormenores e bastidores da criação do engenho humano mais mortífero, criado pelo ser humano para matar os seus semelhantes, narrada por ordem cronológica, com a apresentação de diversos pontos de vista e controvérsias que envolveu. A luta pelo poder é inqualificável.
Fiquei com interesse em ler a continuação, o volume II, que será, com certeza, tão esclarecedor e interessante quanto este primeiro volume.

0 Comentarios