Quotidiano Instável, Maria Teresa Horta

Horta, Maria Teresa (2019). Quotidiano Instável. Alfragide: Publicações Dom Quixote.

N.º de páginas:176

Início da leitura:18/03/2025

Fim da leitura: 23/03/2025

**SINOPSE**

"Quotidiano Instável é o título da coluna publicada por Maria Teresa Horta no suplemento Literatura & Arte do jornal A Capital, entre 1968 e 1972. Inicialmente concebida como um espaço de crónica, a coluna assumiu progressivamente um carácter ficcional, especialmente notório quando lemos as crónicas reunidas num livro como agora acontece.

A belíssima prosa poética de Maria Teresa Horta acaba assim por ser lida como uma unidade ficcional, a prenunciar o primeiro romance da escritora, Ambas as Mãos sobre o Corpo, que Eduardo Prado Coelho incensou como uma obra-prima."

Quotidiano Instável é um livro de crónicas que explora os meandros da vida quotidiana, as suas tensões e os seus desafios, assim como a fragilidade da existência humana. O livro, de tom intimista e lírico, mergulha nas emoções e dilemas que permeiam o dia a dia das personagens, refletindo sobre a instabilidade das relações e da própria vida.

Com a sua habilidade literária, Maria Teresa Horta consegue, pela poeticidade, pela forma como usa as palavras, tornar o que faz parte do quotidiano de todos em algo grandioso e carregado de significados, trazendo à tona questões existenciais e profundas sobre o ser humano, a sociedade e as suas contradições, a fragilidade e a instabilidade do tempo presente, a solidão, o medo, as escolhas pessoais e as relações interpessoais, com uma grande carga emocional.

O estilo e linguagem são mesmo muito bons.

0 Comentarios