O Último Conto, Rodolfo Castro

Castro, Rodolfo (2013). O Último Conto. Lisboa: GATAfunho. 

Tradução: Ana Marques e Ana Paula Faria
Ilustrador: Enrique Torralba
N.º de páginas: 48
Início e fim da leitura: 07/03/2025

**SINOPSE**
"Ninguém se lembrava do dia em que Jacinto havia contado o seu primeiro conto debaixo da árvore. No bairro, dizia-se que sempre estivera ali. Alguns anciãos afirmavam que apenas os contos eram anteriores a ele. E havia ainda quem afirmasse que a árvore, as casas e tudo o resto só existiam porque Jacinto os narrava. Todos acreditavam que os seus contos seriam escutados para sempre"
O livro gira em torno da ideia de despedida, de um "último conto", que pode ser interpretado como o encerramento de um ciclo na vida de alguém ou o fim de uma história significativa. Este "último conto" carrega consigo a ideia de que cada narrativa de vida, cada história pessoal, tem um fim — e que, muitas vezes, estamos diante da dificuldade de aceitar esse fim, seja ele físico, emocional ou existencial.
O autor utiliza a técnica narrativa com maestria, criando um ritmo que alterna entre momentos de introspeção e momentos de tensão. É uma espécie de reflexão sobre a arte de contar histórias, fazendo com que o leitor se questione sobre as narrativas que ele próprio cria na sua vida e o que realmente importa no final de tudo.

0 Comentarios