Morin, Fabien; Hoptman, Derain (2024). Nascidas Rebeldes. Alfragide: Edicões ASA.
Tradução: Helena GuimarãesNº de páginas: 144
Início da leitura: 01/03/2025
Fim da leitura: 02/03/2025
**SINOPSE**
"A partir de que idade é que se tem o direito de mudar o mundo?
Seis raparigas, seis percursos notáveis.
Este Romance gráfico, fruto de uma investigação jornalística, revela a história pessoal desconhecida de raparigas fora do comum, comprometidas com os mais nobres combates do nosso tempo.
Não permitindo que a sua idade nem o seu género nem as ameaças as amordaçassem, estas raparigas tornaram-se porta-estandartes de uma geração pronta para dar cabo do fatalismo dos adultos. E se as raparigas estivessem prestes a escrever o nosso futuro?
Uma apologia entusiasmante, desenhada por uma equipa de sonho internacional: Gijé (França),Vittoria Macioci (Itália), Brett Parson (EUA), Jocelyn Joret (França) e Rebecca Traunig (Suíça)."
Este livro é a prova de que a ética, a moral, a cidadania, não têm género nem idade. São-nos apresentadas, em novela gráfica, jovens mulheres que ficaram na história pelos seus atos heróicos, pelas lutas travadas contra a injustiça, contra a destruição do ambiente, pela igualdade de oportunidades: Malala (heroína moderna e pioneira da infância militante, na sua batalha pela educação, pela oportunidade de todas as crianças poderem escolher o seu destino), Greta (uma jovem autista, empenhada na luta pela salvação do planeta, no que concerne ao clima), Yusra (que, juntamente com a irmã, decidiram fugir da Síria em agosto de 2015, tendo conseguido salvar 16 pessoas, quando o bote em que fugiam se virou, luta pelas populações exiladas), Emma (que, após ter estado no massacre da escola de Parland, se distingue na luta pela alteração da Lei que permite porte de arma pelos americanos) e Melati & Isabel (duas jovens irmãs da Indonésia, ativistas climáticas, conhecidas pelos seus esforços para reduzir o consumo de plástico em Bali). Recomendo muito!
0 Comentarios