As Tuas Mentiras, Harriet Tyce

Tyce, Harriet (2021). As Tuas Mentiras. Amadora: TopSeller.

Nº de páginas: 384

Início da leitura: 01-07-2021

Fim da leitura: 03-07-2021

As Tuas Mentiras é um thriller escrito por Harriet Tyce e traduzido por Marta Mendonça.

Apesar de, em alguns momentos, a história se revelar um pouco lenta, gostei bastante deste livro. É um thriller psicológico que envolve temáticas bastante atuais e pertinentes. Não haverá, em todas as escolas, uma comunidade de mães/pais que exercem uma enorme pressão sobre os filhos para que sejam os melhores, tenham as melhores notas, entrem nas melhores Universidades? E quantas vezes estes pais procuram médicos que receitam estimulantes para a memória dos filhos, alegando que andam cansados por causa dos testes e que precisam de uma ajudinha? E a pressão exercida sobre os miúdos, a competitividade que lhes é passada?

Outro assunto atual: a pedofilia e a forma como, algumas pessoas, ainda que formadas e informadas, desvalorizam e atribuem as culpas à forma como as crianças se vestem, se pintam, se comportam, como se isso fosse a desculpa para o “ataque” de um pedófilo sem escrúpulos!?

Não menos importante, o tema da corrupção. Quantas pessoas se veem envolvidas em empresas fraudulentas, acabando por, sem querer, pôr em risco a própria família?

Sadie Roper regressa a Londres com a filha, Robin, à casa da sua infância, da sua falecida mãe, apesar de não ter as melhores memórias desses tempos. Sadie deixa para trás o marido, que a terá traído e tenciona retomar a sua atividade profissional, como advogada criminal. Consegue inscrever a filha na escola que frequentou na infância, apesar de ser muito difícil obter vaga. Pensa que esta exceção se terá devido ao facto de também ela ter sido uma antiga aluna dessa escola.

É nesta escola que Sadie encontra a tal comunidade de mães que estimulam uma competitividade entre as filhas, que não é, de maneira nenhuma, saudável. Se nem tudo corre bem nesta adaptação de Robin à nova escola, também profissionalmente não corre tudo às mil maravilhas. Sadie vê-se perante um caso, aparentemente de fácil resolução, mas que a intriga e incomoda. Também o regresso às memórias dos tempos em que viveu naquela casa com a sua mãe, não são as melhores. Apesar de, aos poucos, começarem a integrar-se melhor a comunidade local, nem tudo corre bem.

Aconselho a leitura deste livro para quem gosta de thrillers psicológicos, uma vez que nos envolve, está bem escrito e aborda temáticas bastante pertinentes.

0 Comentarios