Nove Perfeitos Desconhecidos, Liane Moriarty

Moriarty, Liane (2019). Nove Perfeitos Desconhecidos. Alfragide: Edições ASA.

Tradução: Elsa T.S. Vieira

Nº de páginas: 496

Início da leitura: 12/03/2022

Fim da leitura: 15/03/2022

**SINOPSE**

Se alguém lhe garantisse uma transformação total em apenas 10 dias, você aceitava?

Nove pessoas aceitam. Os seus motivos são diferentes, mas todas embarcam num retiro de luxo. Esperam massagens, meditação e dieta detox. Estão longe de imaginar o desafio que têm pela frente.

Frances Welty é uma escritora bestseller em plena crise de inspiração (entre outras). Quer recuperar a alegria de viver.

Ben e Jessica ganharam 22 milhões de dólares na lotaria. Já não lutam para esticar o dinheiro até ao fim do mês, mas passaram a lutar um com o outro. Querem salvar a sua relação.

Napoleon, Heather e Zoe sofreram uma tragédia familiar. Querem perdoar-se a si mesmos e reencontrar a paz (possível).

Tony é um ex-jogador de futebol que perdeu aquilo que mais amava.

Carmel é uma mãe (exausta) de quatro filhos que foi trocada por uma mulher mais nova.

Lars é um advogado gay que se debate com um dilema impossível…

Será que estas nove pessoas vão encontrar a solução para os seus problemas?

Ou será melhor fugirem enquanto podem?

É que Masha, a diretora do retiro, tem para os seus clientes um plano que nenhum deles conhece…

**OPINIÃO**

Este é um daqueles livros de leitura fácil. Do que menos gostei foi mesmo do fim, penso que a autora poderia ter pensado num final diferente. Ainda assim, é um livro que entretém, está bem escrito, tem uma excelente premissa, personagens bem construídas, o que desculpa o final “menos feliz”.

Quem não ficaria seduzido em passar umas férias num retiro de luxo, para recuperar energias, perder peso, relaxar num spa, fazer umas massagens e salvar relações?

As personagens são muito bem construídas, desde a escritora de meia idade, abandonada pelo marido, que não consegue lidar com as críticas aos romances que escreve e que acabara de ser enganada por um homem que conhecera na Internet e lhe extorquira muito dinheiro. Um jovem casal, que ganhou a lotaria e pensa encontrar neste retiro uma razão para salvar um casamento em declínio.  Ela, desfigurada por várias cirurgias estéticas. Ele, que não reconhece nesta “boneca insuflada” a mulher por quem se apaixonou. O casal, com a filha, que acredita que este retiro possa ser a forma de expiar os seus fantasmas, a dor da perda de um filho, que se suicidou e que todos consideram ter uma quota parte de culpa. O ex-jogador de futebol que caiu numa vida rotineira, em que se limitou a parar e engordar. Uma mulher cujo marido trocou por uma mulher mais nova e está convencida de que, se perder peso, talvez ele se arrependa. Um advogado gay que adora retiros deste género. São os nove perfeitos desconhecidos.

Não conto o que se passou neste retiro de luxo, apenas menciono que nada é o que parece.

Com sentido de humor, a autora conduz-nos a uma estadia à mente de cada uma das personagens tão reais, tão características do que é, hoje em dia, a nossa sociedade. Alguns dos pensamentos, ações, medos e angústias são tão comuns, que nos levam a pensar que poderia ser qualquer um de nós. E, apesar de nem tudo ser o que parece, penso que em todos se operam mudanças.

Depois, penso em como o ser humano é tão suscetível, tão problemático, pois cria problemas onde não existem. Os problemas estão na cabeça de cada um.

Nestes tempos conturbados, este é um bom livro para entreter, soltar umas gargalhadas, rirmos desta nossa condição humana que nos torna, por força das circunstâncias da vida e da mente de cada um, tão comezinhos, tão fúteis! Acaba por dar para rir e refletir!

0 Comentarios