Melo, Filipe e Cavia, Juan (2021). Comer/Beber. Lisboa: Companhia das Letras.
Nº de páginas: 80
Início da leitura: 09/12/2022
Fim da leitura: 10/12/2022
**SINOPSE**
"Durante a Segunda Guerra Mundial, o polaco Franz Majowski esconde uma garrafa de champanhe no cofre do seu popular restaurante em Berlim. Quatro décadas mais tarde, uma célebre tarte de maçã é o motor da viagem de um homem pelo interior da América.
Paladar e memória cruzam-se nestas duas histórias de magnífica simplicidade, uma delas real e a outra imaginada, em que a comida e a bebida são pretexto de reflexão sobre algo maior.
Comer / Beber é o quarto livro dos multipremiados criadores de Os Vampiros e Balada para Sophie."
Este livro é constituído por dois contos gráficos, uma delícia para os devoradores de novelas gráficas (que é o meu caso). Só tenho de agradecer à minha amiga que mo ofereceu! Obrigada Ana Paula Catarino!
O primeiro conto, "Majowski", parte de uma história real - uma página de um diário (de Beatrice Schilling, mãe de Nádia Schilling, que é coautora do guião com Filipe Melo, cantora e arquiteta). Este é um conto realmente maravilhoso, não só pela história em si, mas pelas ilustrações belíssimas que nos transportam para a época da invasão da Polónia pelos nazis. Associo este conto ao "beber", uma vez que há uma garrafa de champanhe que vai ter aqui um destaque especial.
O segundo conto, "Sleepwalk", uma narrativa ficcional, que nos transporta para a América dos anos 80, das injustiças raciais, onde a estrela é uma tarte de maçã, e, por isso mesmo, associo este conto à parte do título "comer". Não posso contar a história, mas devo referir que este conto deixa-nos um travo na garganta, fazendo-nos refletir.
As ilustrações revelam plenamente sentimentos e avivam memórias.
É, por isso mesmo, uma refeição completa que nos invade e domina os sentidos e que foi muito bem servida ao leitor.
Aconselho! Tal como o Balada para Sophie, da mesma dupla!
0 Comentarios