O Rapaz ao Fundo da Sala, Onjali Q. Raúf

Raúf, Onjali Q. (2019). O Rapaz ao Fundo da Sala. Amadora: Booksmile.

Tradução: Maria Leitão
Nº de páginas: 288
Início da leitura: 03/12/2022
Fim da leitura: 04/12/2022

**SINOPSE**
«Um livro sobre um tema atual, visto pelo olhar de uma criança. Uma história memorável e premiada, que salienta a importância da amizade e da bondade num mundo tantas vezes intolerante e sem sentido.

Há um colega novo na turma. Ele senta-se sempre na última fila, mas não fala com ninguém nem olha para ninguém. Este rapaz enigmático e misterioso não sorri. O seu nome é Ahmet.

Intrigados, quatro meninos muito especiais tentam fazer amizade com ele e conhecer a sua história. Descobrem que o Ahmet é um rapaz refugiado que foi separado da família. Ele teve de abandonar o seu país para fugir à guerra.

Uma vez que nenhum adulto consegue ajudar o Ahmet a reencontrar a família, o quarteto de amigos elabora um plano audaz — nada mais do que A Melhor Ideia do Mundo — que os levará numa aventura extraordinária envolvendo a própria Rainha de Inglaterra!

Um livro multipremiado: vencedor do Prémio Blue Peter para Melhor História e do Prémio Waterstones para Melhor Livro Infantil, foi ainda finalista do Prémio Jhalak e nomeado para o Carnegie na categoria de Melhor Livro Infantil.»
Li este livro para poder realizar a prova para a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura (a nível de escola) e considero que é um livro que todos os jovens deviam ler. A mensagem é-nos contada com a candura e a inocência de uma criança, o que lhe tira muita da carga emocional que poderia torná-la pesada para crianças e jovens. É uma forma leve de abordar temas muito importantes e atuais: fala-nos de um refugiado, como exemplo de muitos, de tudo o que passou, da sua dificuldade inicial de integração na escola e num novo país, da emoção que sentem quando se lembram da sua "casa"; fala-nos dos bullies que destruíram os seus países e os levaram a fugir em pequenos botes; mas fala-nos também dos bullies da escola, das vítimas, do medo que muitos alunos e até professores despertam noutros alunos. E, além disso, fala-nos de um grupo de jovens que, ao fazer tudo para ajudar o novo rapaz da turma, constituem um raiozinho de esperança na forma como integram e ajudam este refugiado. Um livro muito interessante e humano.

0 Comentarios