Vertigens, Valentina Silva Ferreira

Ferreira, Valentina Silva (2022). Valentina. Lisboa: Aurora Editora.
N.° de paginas: 240

Início da leitura: 28/12/2023

Fim da leitura: 31/12/2023

**SINOPSE**

"Em finais dos anos 70, no Caniço, uma cidade costeira na ilha da Madeira, todos conhecem Ana Clara, a estranha rapariga que não fala e que passa os dias à janela. Quando Anita Fontoura a vê, também ela presa na sua janela de solidão imposta pelo marido, desenvolve-se entre as duas vizinhas uma amizade inesperada.

Décadas mais tarde, de regresso à ilha para enterrar Anita, a sua filha Oti reencontra-se com Ana Clara, sua madrinha, para tentar compreender a história da família, das mulheres Fontoura, da fuga das duas para Lisboa e daquela mãe que foi tão difícil amar.

Este é um romance sobre liberdade e coragem, sobre forjarmos nosso próprio caminho, sobre gritos no silêncio. Duas mulheres enclausuradas que o destino uniu e que, juntas, encontraram uma forma de voar."

Gostei tanto deste livro! Num momento futuro, uma filha tenta compreender a mãe (Anita), que nunca a soube amar verdadeiramente e é, ao regressar à Madeira para a enterrar, que reencontra a madrinha, Ana Clara. Sabendo que há histórias por revelar, passa horas com a madrinha que, por meio de analepses, conta a história da família de Anita, as Fontoura, bem como a sua própria história, a forma como se conheceram e como ousaram levar a cabo uma fuga que livraria Anita de um casamento doentio, no qual era vítima de violência doméstica e não só...
Terão conseguido refazer as suas vidas? Ou nem tudo foi assim tão simples?
Uma história empolgante, num enredo bem urdido, que cativa e prende do início ao fim. Recomendo!

0 Comentarios