A Professora, Freida McFadden

Fadden, Freida (2024). A Professora. Lisboa: Alma dos Livros. 

Tradução: carla Ribeiro
N.º de páginas: 353
Início da leitra: 19/19/2025
Fim da leitura: 21/19/2025

**SINOPSE**
Eve tem uma vida boa. Levanta-se todos os dias de manhãzinha, recebe um beijo do seu marido, Nate, e vai dar aulas de matemática na escola secundária da cidade em que vivem. Tudo é perfeito, tal como deve ser. Exceto que
No ano anterior, um escândalo abalou a Escola Secundária de Caseham. No centro de toda a polémica, estava Addie, uma aluna, sobre a qual corriam rumores de que tinha um caso com um dos professores. Eve tem a certeza de que, por trás do escândalo, se esconde uma verdade bem mais sombria.
Addie não é de confiança. A rapariga mente. Magoa as pessoas. Destrói vidas. Pelo menos, é o que toda a gente diz.
Porém, ninguém conhece a verdadeira Addie. Os segredos que guarda poderão vir a arruiná-la, por isso fará de tudo para que as coisas se mantenham exatamente como estão."
A Professora, de Freida McFadden, acabou por confirmar a desilusão que já vinha do contacto anterior com a autora, tornando esta segunda oportunidade particularmente frustrante. A história centra-se em Eve, uma professora de matemática com uma vida aparentemente perfeita, no seu marido Nate, professor de inglês, e em Addie, uma aluna do secundário envolvida num escândalo por alegadamente ter mantido uma relação com um antigo professor. Apesar de o ponto de partida ser provocador e de, no início, parecer relativamente fácil antecipar o rumo da narrativa, o livro acaba por seguir caminhos inesperados, recorrendo a reviravoltas sucessivas que chocam mais pela gratuitidade do que pela eficácia narrativa, ao ponto de quase afastarem o leitor da vontade de concluir a leitura. As personagens revelam-se pouco desenvolvidas, funcionando mais como instrumentos ao serviço do choque do que como figuras credíveis e complexas, o que compromete o impacto emocional da história. O desfecho surge apressado, deixando várias pontas soltas e a sensação de que o enredo foi forçado até ao limite sem o cuidado necessário na sua resolução. No conjunto, A Professora revelou-se uma leitura desapontante, com uma execução frágil e escolhas narrativas questionáveis, deixando uma sensação de desconforto e até de repulsa, difícil de ignorar, e levantando inevitavelmente a pergunta de como uma premissa com tanto potencial resulta num livro tão pouco conseguido. Ainda não foi desta que a autora me conquistou.

0 Comentarios