O Segredo de Dior, Natasha Lester

Lester, Natasha (2022). O Segredo de Dior. Porto: Porto Editora.

Tradução: Rita Carvalho e Guerra

Nº de páginas: 472

Início da leitura: 20/06/2022

Fim da leitura: 24/06/2022

**SINOPSE**

As conquistas e aventuras das primeiras mulheres piloto da Segunda Guerra Mundial, uma coleção de vestidos Dior e vidas ligadas para sempre pela amizade, dor e coragem.
Inglaterra, 1939 As irmãs Penrose não poderiam ser mais diferentes. Skye é uma piloto ousada e impulsiva, e Liberty não perde uma oportunidade para desafiar a irmã. E mesmo que a Força Aérea Real não admita mulheres, Skye está determinada a ajudar o seu país no esforço de guerra. A emoção é ainda maior quando se reencontra com a sua alma gémea de infância, Nicholas.

Paris, 1947 Christian Dior apresenta a sua glamorosa primeira coleção a um mundo cansado da guerra e da dor. Lança também o seu primeiro perfume, que batiza de Miss Dior, em homenagem à sua querida irmã Catherine, que por força dos serviços prestados à resistência francesa acabou deportada para o campo de concentração de mulheres de Ravensbrück.

Atualidade A conservadora de moda Kat Jourdan descobre uma coleção inestimável de vestidos Dior na cabana vazia da sua avó. Enquanto investiga o mistério da sua origem, Kat começa a duvidar de tudo o que pensava saber sobre a avó.
Uma tragédia inimaginável entrelaça os seus destinos.

Confesso que nem a capa me chamou a atenção, nem o título deste livro, pois depreendia que seria um romance até um pouco fútil. Quão enganada estava! Ainda bem que lhe dei uma oportunidade. Realmente, as capas e títulos enganam. Este é um livro com uma história que nada tem de fútil, mas em que se destaca o poder, a audácia e a força das mulheres; onde o que sobressai não é propriamente o romance, mas a guerra que, em alguns momentos, nos é contada de forma tão nua e crua, que nos comove e angustia e que muda as pessoas e as suas vidas irreversivelmente.

Penso que a força e o poder das palavras de Natasha Lester estão no facto de as histórias que nos conta terem um fundo histórico real, pesquisado de forma minuciosa e muito bem contextualizado. Longe estava eu de saber que a irmã de Christian Dior, Catherine Dior tinha trabalhado para a Resistência durante a guerra, até ser capturada e presa pelos nazis, num campo de concentração. Terá sido inspirada neste facto, que a autora escreveu este livro.

Tudo começa na Cornualha, em 1928, com o início de uma amizade entre Skye Penrose e Nicholas Crawford. Skye vive com a irmã, Liberty e com a mãe. Durante a guerra, Skye oferece-se para ajudar o seu país e, como é piloto de aviões, acaba por ser contratada para a base da RAF em Leavesden. Um trabalho repleto de riscos, empreendido por mulheres de coragem e grande ousadia.

A par da história de Skye, temos, na atualidade, Kat, que descobre que a avó guardava vários segredos, nomeadamente sobre uma coleção de vestidos da Dior, de que Kat não sabia a origem.

As duas histórias acabam por se interligar de uma forma surpreendente e garanto que o final do livro é completamente surpreendente e inesperado.

Recomendo!

0 Comentarios