A Lista de Leitura, Sara Nisha Adams

Adams, Sara Nisha (2022). A Lista de Leitura. Lisboa: Topseller.
Tradução: Maria Ferro

Nº de páginas: 400

Início da leitura: 12/11/2023

Fim da leitura: 18/11/2023


**SINOPSE**

"Mukesh leva uma vida pacata num subúrbio de Londres e tenta manter as rotinas estabelecidas pela sua mulher, Naina, que faleceu recentemente. Vai às compras todas as quartas-feiras, frequenta o templo hindu e tenta convencer as três filhas de que é perfeitamente capaz de organizar a sua vida sozinho.

Aleisha é uma adolescente que trabalha na biblioteca local durante o verão e que, curiosamente, não gosta de ler. Até que encontra um papel amachucado dentro de um exemplar de Mataram a Cotovia com uma lista de livros dos quais nunca ouvira falar. Intrigada, e um pouco entediada com o seu trabalho, decide começar a ler os livros aí sugeridos.

Quando Mukesh vai à biblioteca para devolver um dos livros de Naina e pedir outras sugestões de leitura, numa tentativa de criar laços com a neta, Aleisha recomenda-lhe os títulos da lista. É assim que, livro a livro, vão descobrindo a magia da leitura e encontrando novos significados para as suas vidas. E é através destas leituras partilhadas que Aleisha e Mukesh encontram a força necessária para lidar com os desgostos e problemas do dia a dia e reencontram a alegria de viver."

No início, dado o ritmo lento do avanço da narrativa, confesso que comecei a ficar um pouco cansada deste livro. A história só se torna mais entusiasmante a partir do momento em que as vidas de Aleisha e Mukesh se cruzam. Aleisha era até, quanto a mim, uma rapariga com mau feitio, indisposta com tudo e todos, facto que não dava para perceber a razão de trabalhar numa biblioteca. Porém, algo acabará por ser determinante para uma mudança na sua forma de encarar a vida e de se relacionar com os demais e até com a biblioteca: uma lista que encontra, perdida num dos livros e que, em determinado momento, acaba por lhe captar a atenção. Por que não ler os livros sugeridos, à experiência, uma vez que não gosta de ler e nem sequer sabe aconselhar um livro a quem frequenta o seu local de trabalho? Uma dessas pessoas é Mukesh, um idoso que, tendo perdido a mulher, se lembra de que ela gostava muito de ler e que os livros até poderiam constituir uma forma de atenuar a sua solidão. Porém, Aleisha responde-lhe rudemente, não lhe dando a devida atenção. É a lista que vai mudar tudo. E muda, com efeito, a vida de muitas pessoas. Às vezes, sabe bem sair dos registos rápidos, pois, para frenética, já basta a própria vida!
Gostei também da lista da própria autora, que deixa no final do livro.
Um livro doce, de ritmo lento mas que acaba por cativar, especialmente pelo facto de ir associando os livros listados a determinados momentos da vida das personagens. Um enredo inteligente e uma escrita irrepreensível. Aconselho!

0 Comentarios