Encontro, Natasha Brown

 Brown, Natasha (2022). Encontro. Lisboa: Livros do Brasil.

Tradução: Tânia Ganho
Nº de páginas: 120
Início da leitura: 04/11/2023
Fim da leitura: 05/11/2023

**SINOPSE**
"A narradora deste romance é uma mulher negra britânica, com uma posição de destaque no mercado financeiro e um namorado oriundo de uma família conservadora. Seguiu todas as boas regras: ser cortês num ambiente hostil, conseguir a melhor formação superior, lançar-se numa carreira rentável, comprar um bom apartamento, comprar arte, comprar uma espécie de felicidade – e principalmente, manter-se calada, discreta e prosseguir. Agora, enquanto se prepara para participar na festa de aniversário de casamento dos pais do namorado, debate-se com algo que poderá mudar a sua vida, definitivamente. É preciso tomar uma decisão. Esta é uma história sobre as histórias de que somos feitos: de raça e classe social, de segurança e liberdade, de vencedores e vencidos. E do que significa assumirmos o controlo do nosso destino."
A narradora é uma mulher negra britânica, com uma posição de destaque no mercado financeiro e um namorado oriundo de uma família conservadora. Vai-nos apresentando reflexões sobre a sua vida, o cansaço que a domina na luta diária pela ascensão,  as dúvidas que a assolam, as memórias que lhe perpassam pela mente. 
Mesmo sendo uma mulher de sucesso, sente que a família do namorado a recebe com algum desconforto, como a "mais recente" aquisição do filho, e, como tal, descartável, desejavelmente descartável. 
Um livro intenso, que aborda questões raciais, igualdade de género, emigração, ascensão social, escravidão, entre muitos outros temas pertinentes. Uma obra a ler!

0 Comentarios