Apesar de Tudo, Jordi Lafebre

 Lafebre, Jordi (2021). Apesar de Tudo. Estoril: Arte de Autor.

Tradução: Jorge Colaço

Início da leitura: 12/11/2023

Fim da leitura: 15/11/2023


**SINOPSE**

"Uma deliciosa comédia romântica que põe tudo do avesso.

Ana e Zeno são dois amantes platónicos destinados a encontrarem-se à distância, protagonistas de um romance no qual o final é, na verdade, um novo começo. Ela é a Presidente da Câmara de uma pequena cidade de províncias focada no seu trabalho, ele um espírito livre e sonhador difícil de encaixar. A vida parecia empenhada em mantê-los separados... até que a ambos acabam as desculpas para se reencontrarem.

Jordi Lafebre oferece-nos a sua primeira obra a solo, um relato doce e irresistível sobre um par de corações vibrando em uníssono através do espaço e do tempo narrado com a audácia de todo um mestre."
Que novela gráfica tão, mas tão boa, a todos os níveis: enredo, grafismo e ilustrações. Fabulosa!
Este livro tem início com o reencontro de duas pessoas que se amam, Ana e Zeno, passados 37 anos. Não posso deixar de partilhar esta primeira página, que permite ver a qualidade das ilustrações, bem como todo o sentimento que perpassa através do olhar.
Com efeito, é uma obra doce, feita de separações e reencontros. 
E o curioso é que a história nos é apresentada ao contrário. À medida que avança, a narrativa vai recuando cada vez mais, até chegar ao momento em que se conheceram. Mas desse momento não poderei falar. A vida nem sempre permite que se viva um grande amor mas, se esse amor é verdadeiro, estará sempre presente, ainda que platonicamente. É como duas peças que tentam encaixar-se e que até, aparentemente, encaixam nas suas novas vidas, mas não é aquele encaixe perfeito, aquele que permite apagar os contornos do próprio encaixe. Leiam, que é uma verdadeira delícia!

0 Comentarios