Notas sobre o Luto, Chimamanda Ngozi Adichie

Adichie, Chimamanda Ngozi (2021). Notas Sobre o Luto. Alfragide: Publicações Dom Quixote.

Tradução: Tânia Ganho
Nº de páginas: 112
Início da leitura: 02/11/2023
Fim da leitura: 03/11/2023

**SINOPSE**
"No dia 10 de junho de 2020, na Nigéria, o académico James Nwoye Adichie morreu subitamente.
Chimamanda Ngozi Adichie, sua filha, partilha connosco os efeitos devastadores que esta morte teve em si. Tece na sua própria experiência os fios da história da vida do pai até aos seus últimos dias, já em confinamento, em que conversava com os filhos e os netos por videochamada.

  Notas sobre o Luto é um tributo a uma vida vivida em pleno. É a história do amor imenso de uma filha por um pai. Ao falar-nos sobre uma das experiências humanas mais universais, é um livro sobre aquilo que nos une a todos." 
Um livro pequeno, mas grandioso. Para mim, representou muito, nesta fase que atravesso. A recusa em aceitar, a forma como se lida com as pessoas no velório, os sentimentos por vezes um pouco egoístas que perpassam relativamente a pessoas mais velhas que continuam vivas. 
Este é um livro que nos fala da morte do pai da autora, durante a pandemia por COVID 19, através deste vírus que acabou por atacar as fragilidades, em termos de saúde, do pai da autora, como aconteceu com tantas outras pessoas. Como diz a autora:
"As perdas eliminaram tantas camadas, que a vida parece fina como papel". Uma dura verdade.
Um livro imperdível!

0 Comentarios