Destemidas 2, Mulheres que só fazem o que querem, de Pénélope Bagieu

Bagieu, Pénélope (2023). Destemidas 2 Mulheres que só fazem o que querem. Levoir.
Tradução: João Miguel Lameiras e José de Freitas
Nº de páginas: 168
Início da leitura: 22/10/2024
Fim da leitura: 27/10/2024

**SINOPSE**
"Rapper afegã ou astronauta, rainha dos bandidos ou vulcanóloga, inventora ou jornalista de investigação, as destemidas nunca se rendem. Temple Gradin, diagnosticada com autismo, promoveu uma reforma total da agricultura tradicional.

Frances Glessner Lee descobre acidentalmente a medicina forense e, de forma autodidata, estabelece o protocolo atual utilizado pela polícia em cenas de crime. Todas elas têm em comum o atrevimento, a força para desafiar a sociedade e o seu meio ambiente e a ousadia de defender os seus valores para se tornarem no que elas queriam ser."
Gostei muito de ler estas histórias de mulheres destemidas, que fizeram as suas próprias opções, contra tudo o que era previsível, contra todos os que se lhes opunham. São histórias com sentido de humor e que podem ser lidas por pessoas de todas as idades. Desde uma autista que se torna intérprete de animais; uma rapper, nascida no Afeganistão e que faz do rap uma forma de denunciar as injustiças de que as mulheres são alvo no seu país; a rainha dos bandidos, nascida na Índia; uma jovem alsaciana que quer ser vulcanóloga; uma atriz de Viena que se torna numa inventora; uma miniaturista do crime, que constrói em miniatura as cenas dos crimes, que acaba por convencer os polícias da eficácia dos seus métodos, entre muitas outras. Aconselho!

0 Comentarios