Finalmente O Verão, Mariko Tamaki e Jillian Tamaki

Tamaki, Mariko;Tamaki, Jillian (2015). Finalmente o Verão. Carcavelos: Planeta Tangerina.

Tradução: Isabel Minhós Martins
Nº de páginas: 332
Início da leitura: 09/10/2024
Fim da leitura: 12/10/2024

**SINOPSE**
"Rose e Windy passam o verão juntas "desde sempre", e partilham todas aquelas dúvidas que marcam a entrada na adolescência. Mas este ano, pela primeira vez, apercebem-se de que a pequena diferença de idade que as separa pode ser suficiente para que os seus interesses não coincidam. Enquanto Windy continua a mesma de sempre, Rose começa a interessar-se pelos movimentos de um grupo de miúdos um pouco mais velhos que vivem momentos dramáticos... Este será um verão que nem uma nem outra irão esquecer."
Esta é uma novela gráfica YA, mas que pode ser lida e apreciada em qualquer idade. Ganhou, entre outros, o prémio Eisner para Melhor Álbum Gráfico. 
Conta-nos a história de duas amigas, Rose e Windy, que costumam passar o verão juntas, em Awago Beach. Quando se juntam, no verão aqui retratado, Rose está em pleno início de adolescência, com alguma irreverência que também advém do facto de os pais estarem a afastar-se e em constantes discussões. Começa, assim, a estar mais atenta à comunidade local, aos rapazes, às conversas e relações entre os adultos e convence a amiga a deixarem de ver os filmes infantis que viam, para passarem a ver filmes de violência e terror para, assim, Rose passar a ser vista como uma rapariga mais experiente e interessante. As conversas entre as duas amigas, aparentemente banais, trazem à tona várias preocupações e problemas comuns à grande maioria dos adoslescentes (e não só). As ilustrações são muito bem conseguidas e prendem-nos à história do início ao fim. Recomendo!

0 Comentarios