O Arquiteto de Paris, Charles Belfoure

Belfoure, Charles (2015). O Arquiteto de Paris. Lisboa: Editorial Presença.

Tradução: Vasco Gato
Nº de páginas: 352
Início da leitura: 03/10/2024
Fim da leitura: 06/10/2024

**SINOPSE**
"1942, Paris está ocupada pelas tropas alemãs. Lucien Bernard é um talentoso arquiteto, sem trabalho devido à guerra. Acaba de receber uma proposta que lhe pode proporcionar uma avultada quantia em dinheiro ou talvez levá-lo à morte. Tudo o que tem a fazer é projetar um esconderijo secreto para um judeu abastado. Um espaço tão invisível que nem o mais astuto oficial alemão seja capaz de descobrir. Lucien necessita urgentemente de dinheiro, e tentar enganar os Nazis que ocupam a sua cidade é um desafio a que ele se sente incapaz de resistir. Mas apercebe-se do perigo que isso representa. Valerá a pena arriscar a vida em troca de dinheiro para salvar alguém que ele afinal nem conhece? Uma narrativa cheia de ironia, intriga e emoção."
Gostei bastante da história que nos é habilmente narrada. Lucien Bernard, um arquiteto que se debate com as dificuldades financeiras tão comuns a tanta gente durante a II Guerra Mundial, recebe uma proposta de trabalho que pode mudar a sua vida: a construção de um esconderijo capaz de abrigar e fazer com que um judeu passasse despercebido e não fosse apanhado pela Gestapo. Aceitará esta missão humanamente louvável? O que cada um de nós faria se confrontado com esta missão de alto risco?
"Lucien rodou a cabeça para contemplar o casal morto. De repente, tombou sobre os joelhos ao lado da velhota. Sem pensar, esticou o braço e acariciou-lhe os cabelos brancos e macios. Apesar da idade avançada, ainda era invulgarmente bonita. Luciane tirou-lhe o lenço da boca e começou a fazer-lhe festas na face (...)
Lucien desatou a soluçar, com o corpo a tremer-lhe. - Caramba, o que é que eu fiz?" (pág. 162).
Recomendo!

0 Comentarios