O Fantasma de Anya, Vera Brosgol

Brosgol, Vera (2023). O Fantasma de Anya. Lisboa: Penguin.

Tradução: Salomé Castro
Nº de páginas: 232
Início da leitura: 01/10/2024
Fim da leitura: 04/10/2024

**SINOPSE**
"Um livro premiado que conta uma história repleta de segredos, reviravoltas e emoção. Anya é uma adolescente como tantas outras: sente dificuldade em integrar-se no colégio por ter uma família imigrante, está descontente com alguns aspetos do seu corpo e tem um fraquinho por um rapaz que já tem namorada.

A queda num poço antigo e fundo vai trazer-lhe uma nova amizade bastante peculiar: o fantasma de Emily, uma rapariga que morreu há um século, que depressa se torna uma ajuda preciosa (e invisível) para o dia a dia de Anya. Até que começam a surgir problemas…

Novela gráfica premiada que conta uma história repleta de segredos, reviravoltas e emoção.

Apesar do seu mau-humor, inseguranças, fraquezas e sarcasmo, Anya conquistará leitores de todas as idades."


Esta é uma novela gráfica sobre a adolescência e os "fantasmas" que a assombram. Mas não são apenas esses fantasmas que a protagonista, uma adolescente russa imigrante nos Estados Unidos, defronta: há o fantasma de uma mulher que Anya encontra morta dentro de um poço seco, para onde cai, e que passa a acompanhá-la. Tornar-se-á este fantasma na melhor amiga de Anya? A amiga que ela não tem? Anya é uma jovem que não se sente integrada no colégio que frequenta, gosta de um rapaz que já tem namorada e não gosta da sua aparência. Ainda assim, não é apenas um romance adolescente, há momentos de sarcasmo, de terror e de "suspense". A leitura é muito simples, para o que contribui a forma clássica como as vinhetas se dispõem. Os tons cinza azulados e arroxeados contribuem para o tem mais "fantasmagórico" da história.

0 Comentarios