Sal, João Andrade e Luís Buchinho

Andrade, João; Buchinho, Luís (2022). Sal. Funchal: A Casa do Livro. 

Nº de páginas: 192
Início da leitura: 19/11/2024
Fim da leitura: 21/11/2024

**SINOPSE**
"A Sal tem 14 anos e vive com os pais na Ilha da Madeira. O ambiente familiar negligente e desfavorável à jovem, é analisado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. O tribunal decide retirá-la para uma casa de acolhimento temporário para ter mais tempo para analisar este caso que lhe parece ter mais segredos... Sal inicia, nesta nova casa, um longo e doloroso processo de crescimento pessoal."

Esta novela gráfica deveria ser lida por muitas famílias, aliás, por todos, para que se passem a ver com outros olhos, os jovens. Antes de atirar pedras, é preciso perscrutar, saber o que está por detrás de determinados comportamentos. Sal é aqui a jovem em risco, cuja assistência social decide que deve ser retirada aos pais, que não têm condições para lhe dar uma educação e uma vida estáveis - o pai é alcoólico e a mãe não faz outra coisa se não gritar e, exausta e desencantada, começa a demitir-se das suas funções de mãe. No meio disto tudo, de discussões frequentes, está Sal, que até vinho o pai lhe manda ir comprar. 
Sal é integrada numa instituição de acolhimento de jovens. Mas será que os seus pesadelos terminam aí? Vale a pena ler e refletir. refletir muito.

0 Comentarios