Neve nos Bolsos, Kim

Kim (2018). Neve nos Bolsos. Lisboa: Levoir.

Tradução: Carlos Xavier e Pedro Cleto

Nº de páginas: 200

Início da leitura: 06/11/2024

Fim da leitura: 13/11/2024

**SINOPSE**

"Outubro de 1963. Um jovem catalão segue à boleia de Espanha para a Alemanha, pelas autoestradas de França. Tal como muitos outros jovens, parte em busca de uma vida diferente, e através dos seus olhos, descobriremos a vida dos expatriados da Espanha Franquista numa Europa distante do seu mundo."

Esta novela gráfica se, por um lado, prima pelo conteúdo escrito e temática da emigração clandestina dos espanhóis para a Alemanha de 1963, por outro peca pelo excesso de detalhes de acontecimentos (alguns deles triviais) ocorridos na época em que se passa a ação, sem manifestar sentimentos e emoções mais profundas que estes emigrantes, com certeza, sentiam, sobretudo o protagonista, que é o próprio autor. 
A par do protagonista, Joaquin, um jovem que emigrou para a Alemanha para melhorar a situação financeira e encontrar um rumo para a sua vida (fazendo uma pausa nos seus estudos de Belas Artes), surgem outros emigrantes, que fugiam de Espanha por variados motivos: amorosos, financeiros e até de escolha de género. Uma vez que a entrada na Alemanha era clandestina, os trabalhos que arranjavam eram sempre precários e os albergues em que foram vivendo, também acabavam por, a partir de determinada altura, pedir-lhes que saíssem (excetuando o último). Rumavam de terra em terra, consoante a oferta desses serviços duros e mal pagos, muitos deles que os sujeitavam ao frio extremo e à fome. Ainda assim, Joaquin vai enfrentando essas adversidades com coragem e otimismo.

0 Comentarios