Terra de Sonhos, Jiro Taniguchi

Taniguchi, Jiro (2016). Terra de Sonhos. Lisboa: Levoir.


Tradução: José H. de Freitas e Shinji Iwaoka

Nº de páginas: 176

Início da leitura: 13/11/2024

Fim da leitura: 18/11/2024

**SINOPSE**

"Jiro Taniguchi começou a sua vida profissional como empregado de escritório, até descobrir que o que queria realmente fazer era desenhar. No início dos anos 70 irá descobrir a BD europeia, que o influenciará durante o resto da sua carreira, cada vez mais orientada para temas quotidianos. Taniguchi foi o único autor japonês a ganhar dois prémios em Angoulême, o maior Festival de BD europeu, que lhe dedicou uma grande exposição em 2015. Ao longo de histórias impregnadas da observação do quotidiano,

"Terra de Sonhos" mergulha-nos na realidade das emoções humanas: a morte de um cão e a tristeza que ela provoca, o nascimento de uma ninhada de gatos, a chegada de uma jovem sobrinha que fugiu de casa, os sonhos que um alpinista abandonou a troco de uma família... Relatos da felicidade e da melancolia simples da vida como ela é."

Esta novela gráfica, constituída por três contos, parte de histórias aparentemente banais do dia-a-dia, mas aborda-as com uma ternura que nos emociona e com um sentimento que nos enternece. Dos três contos, destaco o primeiro, que nos relata a tristeza que domina que ama os seus cães, quando estes ficam velhinhos e vão perdendo as suas capacidades. E se um cão deixar de andar, ainda que não esteja a sofrer, deve ser submetido à eutanásia? Há muitas pessoas que pensam que sim, que se torna num fardo. Leiam este livro e pode ser que comecem a pensar de forma diferente.
Os três contos apresentam-nos histórias em que o amor e a entrega são os motores da vida!
Aconselho!

0 Comentarios