A Vila dos Tecidos, Anne Jacobs

Jacobs, Anne (2022). A Vila dos Tecidos. Lisboa: Planeta dos Livros.


Tradução: Ana Maria Pinto da Silva

Nº de páginas: 584

Início da leitura:18/04/2022

Fim da leitura: 23/04/2022

**SINOPSE**

Augsburgo, 1913. A jovem Marie começa a trabalhar na cozinha da impressionante mansão dos Melzer, uma família rica, dona da indústria têxtil da região.

Enquanto Marie, uma rapariga pobre, acabada de sair do orfanato onde cresceu, luta, entre intrigas e disputas, por um lugar entre os criados que a olham com desconfiança; os Melzer aguardam com ansiedade o começo da nova temporada dos bailes de inverno, altura em que a bela Katharina, a filha mais nova, será apresentada à sociedade. Apenas Paul, o herdeiro do império Melzer, parece alheio à azáfama, preferindo a sua vida de estudante em Munique. Até que conhece Marie…

A Vila dos Tecidos é o primeiro volume de uma apaixonante saga familiar, que já conquistou mais de dois milhões e meio de leitores.

A ação decorre em Augsburgo, no outono de 1913. Marie é a protagonista e vive no Orfanato das Sete Mártires, onde passa fome e é vítima de violência física, como todas as restantes crianças. Era ainda muito jovem, quando foi trabalhar como ajudante de cozinha em casa dos Melzer, donos de uma fábrica de tecidos. Inicialmente recebida com desconfiança, rapidamente Marie se adapta a todas as tarefas de que é incumbida, porque não quer mesmo regressar ao orfanato. E é assim que, aos poucos, vai conquistando a confiança dos criados e dos patrões, tornando-se criada pessoal de uma das filhas do patrão, Katharina, a mais irreverente das irmãs.

Quando a patroa lhe pede para ir à cidade entregar os presentes que habitualmente dava aos mais desfavorecidos, Marie conhece uma idosa que é conhecedora do passado de Marie.  A partir deste momento, Marie começa a tentar descobrir o seu passado, quem era a sua mãe e pai, o que lhes tinha acontecido.

Penso que a autora poderia ter tirado muito mais partido destes segredos de Marie, ter-se focado mais na ligação entre estes segredos e a fábrica de tecidos (que pouco é referida).

Não foi de todo um livro surpreendente, tornando-se um pouco aborrecido e demasiado “lamechas” nas relações amorosas. Não foi um livro que me tenha encantado.

0 Comentarios