Fome - novela gráfica, Knut Hamsun e Martin Ernstsen

Ernstsen, Martin; Hamsun, Knut (2021). Fome - novela gráfica. Amadora: Cavalo de Ferro.

Tradução: Liliete Martins
Nº de páginas: 232
Início da leitura: 29/05/2024
Fim da leitura: 02/05/2024

**SINOPSE**

"Obra inaugural da grande literatura moderna, Fome, do prémio Nobel de Literatura Knut Hamsun, foi publicado há mais de um século.

Numa abordagem tão fiel quanto original ao romance de Hamsun, o artista norueguês Martin Ernstsen adapta para novela gráfica esta história protagonizada por um jovem escritor que deambula faminto e delirante pela cidade de Kristiania, oferecendo ao leitor uma experiência estética e literária singular.

Traduzido diretamente do norueguês por Liliete Martins."
Apesar de considerar esta novela gráfica muito bem conseguida, quer a nível escrito, quer a nível gráfico, considero que o livro Fome de Knut Hamsun é tão descritivamente gráfico que formei uma história visual na minha cabeça. Nestes casos, é difícil desligar a imagem criada na mente e ler a história de outra forma. É como um filme, nem sempre as personagens e ambientes correspondem à imagem que criámos na nossa mente. Acredito que esta adaptação também terá a ver com a faixa etária a quem se destina - alunos de 15 - 17 anos (ensino secundário) e que tenha havido uma tentativa de amenizar os sentimentos fortes que a obra de Knut nos transmite e a forma crua como o faz. Ainda assim, a sequência narrativa segue bastante a obra original e, se tivesse lido numa ordem inversa, provavelmente teria adorado esta novela gráfica.

0 Comentarios