A Cicatriz, de Maria Francisca Gama

 Gama, Maria Francisca (2024). A Cicatriz. Lisboa: Suma das Letras.

Nº de páginas: 168
Início e fim da leitura: 16/06/2024

**SINOPSE**
«Éramos felizes, verdadeiros camaradas e a âncora um do outro. Um dia o nosso barco afundou-se e nenhum dos objetos que éramos nos salvou.»

Um casal foi de férias para o Rio de Janeiro, numa viagem que prometia ser inesquecível. Depois de dias encantadores, banhados pelo sol e pelo espírito leve e sempre em festa carioca, aproveitam uma das últimas noites para irem jantar fora. Quando terminam a refeição, satisfeitos e apaixonados, decidem ir a pé para o hotel, mas não se recordam se o caminho mais perto é pela esquerda ou pela direita. Como é que a vida pode mudar tanto, apenas assim, por uma escolha irrisória?

Um relato profundo e duro, escrito na primeira pessoa, que se debruça sobre a finitude da vida, as decisões irrefletidas que a moldam e o conceito de amor eterno, com a cidade maravilhosa como pano de fundo.
Que livro! Intenso, dramático e com uma estrutura narrativa que nos deixa suspensos da primeira à última página. Gostei muita da forma como a autora escreve e lerei, com certeza, outros livros da mesma. Escreve dialogando connosco, como interlocutores, o que nos leva a sentirmo-nos lá, dentro da narrativa, a usufruir de tudo o que o Rio de Janeiro nos oferece de bom, mas também a sofrer com o que pode trazer de mau. Fica-nos a certeza de uma cicatriz que nos marcará para sempre.
Um livro que aconselho sem reservas.

0 Comentarios