Uma Vida Entre Marés, José Rodrigues

Rodrigues, José (2022). Uma Vida Entre Marés. Porto: Porto Editora.

Nº de páginas: 256

Fotografias: Sara Augusto

Início da leitura: 24/07/2024

Fim da leitura: 26/07/2024


**SINOPSE**

"Naquela praia, entre ventos e fios de areia, ouvia-se a palavra amor...
Num quotidiano sem sobressaltos, Sofia divide o seu tempo entre a vida profissional e a dedicação a Leonor, a filha adolescente.
Quando Edgar, ex-marido de Sofia e pai de Leonor, reaparece determinado a reconquistar o coração da filha, regressam também os fantasmas do passado, marcados pelo vício do jogo e pela consequente perda de tudo o que Sofia herdara dos pais.
Entre o passado feliz vivido à beira-mar e o presente que ameaça a paz entretanto reencontrada, Sofia depara-se com uma nova e dolorosa luta pela felicidade. No momento em que as forças ameaçam faltar, o mar parece querer devolver-lhe o mundo perfeito da sua juventude, quando a amizade e o amor se uniam de forma intensa, muito antes da chegada de Edgar à sua vida…
Um romance comovente, ilustrado pela inspiração fotográfica de Sara Augusto."
De uma forma doce, a que já nos habituou, o autor aborda, de forma ficcional uma temática  real, como quem nos conta uma história.
Sofia é, antes de mais, mãe da Leonor, uma adolescente de 13 anos, dedicando os seus dias ao trabalho (como nutricionista) e à filha, a quem se dedica por inteiro, dada a ausência do pai. Sofia está divorciada de Edgar, o pai de Leonor, que terá acabado por esbanjar tudo o que Sofia tinha, por causa do vício do jogo.
Mas, este pai que se ausentou da vida da filha anos a fio, decide voltar a ver a filha e conquistá-la com várias promessas.
Por outro lado, a mãe nunca contou nada a Leonor sobre o pai e, agora que o reencontra e este lhe conta, sente que terá de alterar algumas coisas na sua vida.
Estarão mãe e filha, que viveram sempre só as duas, preparadas para esta chegada do pai? Que repercussões terá na vida dos três?
Entretanto Sebastião, antigo namorado de Sofia, regressa à sua vida (se é que alguma vez chegou a sair definitivamente). O que terá visto Sofia em Edgar para ter deixado Sebastião?
Fica o convite para uma leitura prazerosa de verão!

0 Comentarios