Balada de Amor ao Vento, Paulina Chiziane

Chiziane, Paulina (2003). Balada de Amor ao Vento. Lisboa: Editorial Caminho.

Nº de páginas:176

Início da leitura:18/05/2022

Fim da Leitura: 19/05/2022

**SINOPSE**

Sarnau e Mwando protagonizam esta estória de amor. Da juventude à idade madura, com eles percorremos os dias, os meses, os anos, os encontros e os desencontros, a dolorosa separação, o desespero, o sofrimento e a alegria, as lágrimas e os sorrisos.

Este é o segundo romance que leio da autora, embora tivesse sido o seu primeiro romance. Teve a sua primeira publicação em 1990, sendo igualmente o primeiro romance de uma mulher moçambicana.

A protagonista deste livro, Sarnau, uma jovem, narra as suas próprias memórias, a infância, o momento em que conquista Mwando (um jovem que estudava num seminário para ser padre, pertencente a uma família católica, que não aceitava a poligamia), o intenso amor vivido pelos dois, o afastamento, o momento em que se tornou rainha… E não me alongo muito mais nos acontecimentos narrados.

A narrativa de Chiziane cativa pelos elementos culturais que nos dá a conhecer (as crenças e superstições, a poligamia masculina, a sociedade patriarcal, o autoritarismo masculino, a função meramente reprodutora da mulher, a submissão/escravização da mulher ao autoritarismo do marido, a violência encarada como normal do marido em relação à(s) esposa(s), a subserviência feminina…), pelas fantásticas descrições da natureza tão prezada pelos africanos e que espelha os sentimentos, do efeito do Sol e da ausência deste no povo moçambicano e pela forma poética e dramática como escreve.

Recomendo a leitura!

0 Comentarios