Cinquenta Palavras para Chuva, Asha Lemmie

Lemmie, Asha (2021). Cinquenta Palavras para Chuva. Amadora: Topseller.

Tradução: P. Vieira

Nº de páginas:432

Início da leitura: 27/05/2022

Fim da leitura: 29/05/2022

**SINOPSE**

Japão, 1948. Aos 8 anos, Nori Kamiza é abandonada pela mãe, que a deixa apenas com um conselho: não questiones, não lutes, não resistas. Fruto da relação proibida entre uma aristocrata japonesa e um soldado afroamericano, Nori sempre se sentiu excluída, mas nada poderia prepará-la para a atitude dos avós, que aceitam recebê-la com o único intuito de a manterem escondida. Sozinha e assustada, Nori resigna-se a uma vida de confinamento no sótão da propriedade com a mesma resiliência com que se submete aos banhos químicos que têm como objetivo aclarar-lhe a pele. A sua vida começa a mudar no dia da chegada de Akira, o irmão mais velho que ela não conhecia e que será o legítimo herdeiro do nome e dos negócios da família. É a primeira vez que alguém se aproxima de Nori, ouvindo as suas dúvidas e respondendo às suas inquietações, o que a leva a questionar as regras que têm regido a sua vida. Entre os dois forma-se uma ligação improvável e poderosa que acaba por destabilizar os planos dos avós e mudar para sempre a vida de toda a família.

Depois de ter um vislumbre do mundo e das possibilidades que espreitam para lá dos muros da propriedade, Nori está disposta a lutar para fazer parte dele — uma batalha que poderá custar-lhe tudo, até a própria vida.

É tão bom quando um livro consegue despertar-nos emoções!

Este livro começa com o momento em que a mãe abandona Nori e a deixa entregue aos (des)cuidados dos avós. Estes, aristocratas japoneses, nunca aceitariam de bom grado a presença da neta, pelo facto de ter nascido de uma relação da filha com um afroamericano.

Remetida a um sótão, sem poder sair, escondida pelos avós, é submetida a banhos químicos muito dolorosos que pudessem aclarar-lhe a pele. Nori vai aprendendo a cultivar a resiliência, o silêncio, cada vez mais fechada em si mesmo, sem sequer poder utilizar a sua voz e ser simplesmente criança.

Nori era fruto de uma das relações extraconjugais da mãe que, quando o primeiro filho, fez 5 anos, também abandonou. Akira, esse filho, acaba por ir viver para casa dos avós, onde é tratado com todas as mordomias, uma vez que será o seu herdeiro. Akira tem intenção de conhecer a irmã, a quem, inicialmente, culpa pelo abandono da mãe. Porém, quando conhece a irmã, fica irremediavelmente preso àquele ser tão frágil e maltratado. Começa a intervir, junto da avó, pela conquista de alguma liberdade por parte da irmã.

E mais não digo!

Esta história de um amor fraternal é tão rica, tão intensa, que é impossível não nos comovermos. A vida é feita de notas soltas que se unem numa melodia de almas que se complementam, mas nem sempre o destino é justo.

Um belo livro! Recomendo!

0 Comentarios