Mrs. March, Virginia Feito

Feito, Virginia (2923). Mrs. March. Lisboa: Alfaguara.

Tradução: Alda Rodrigues
Nº de páginas: 336
Início da leitura: 19/07/2023
Fim da leitura: 21/07/2023

**SINOPSE**

"Um romance de estreia engenhosamente perturbador, povoado de mistérios e escrito com assinalável domínio narrativo: Virginia Feito entretece o virtuosismo de Patricia Highsmith com o génio de Virginia Woolf, e afirma-se como uma grande escritora.

George March acaba de publicar um novo romance cujo sucesso é retumbante. Entre todos os que gravitam em torno do escritor, não há ninguém mais orgulhoso do que Mrs. March, esposa solícita, sempre pronta a festejar os êxitos do marido e a usufruir do estilo de vida sofisticado que ele lhe proporciona. Criatura de rotinas e recato, Mrs. March compraz-se na sua vida requintada, num bairro de classe alta em Nova Iorque.

Todas as manhãs no Upper East Side começam de forma igual, com a visita diária à sua confeitaria preferida, para comprar pão de azeitonas. Até que, numa dessas visitas, Mrs. March é confrontada, pela empregada da confeitaria, com uma absoluta indignidade: a suposição de que a protagonista do novo livro de George March - uma patética trabalhadora sexual, que inspira mais escárnio do que desejo - se baseia na própria Mrs. March.

Um único comentário será suficiente para privar Mrs. March do seu pão de azeitonas, mas também da convicção de que sabia tudo sobre o marido, e até sobre si mesma. Começa aqui uma espiral de suspeitas e inquietações cada vez mais paranoicas, que talvez venha a revelar um misterioso assassínio e certos segredos do passado de Mrs. March, há muito enterrados."

Um romance de estreia muito bom, um thriller psicológico, que vale a pena ler, que nos prende à narrativa de forma muito inteligente e que cativa pela forma como as personagens nos são apresentadas, pelo enigma que gira em torno delas e nos deixa expectantes até ao fim e pela narração fluída e linguagem elegante.
Mrs. March, a protagonista desta história, é casada com um escritor nova-iorquino que acaba de publicar o seu bestseller. Mrs March é uma mulher elegante, esposa dedicada e vive uma vida repleta de comodidades, num bairro de classe alta. 
Tudo corre de feição, até ao dia em que, na sua rotina da manhã - ir à padaria comprar pão e azeitonas pretas, - é confrontada pela empregada da padaria sobre o facto de o marido, no último livro, ter uma personagem inspirada nela, "uma prostituta com quem ninguém quer dormir", uma vez que tem alguns "maneirismos" que lhe faziam lembrar Mrs. March. Ora, a partir deste momento, dá-se início a uma profunda obsessão por parte de Mrs. March em relação ao livro e ao marido. A par disto, outros acontecimentos, como o homicídio de uma jovem, contribuem para aguçar as suspeitas e fazer com que Mrs. March tente, a todo o custo, desvendar os mistérios (muitos deles, criados na sua própria cabeça) que começam a assolar os seus dias e a invadir as suas noites. Também Mrs. March esconde alguns segredos e, esse facto, faz com que a curiosidade se aguce e nos prenda ao livro. Aconselho!

0 Comentarios