A Viagem do Elefante de José Saramago, João Amaral

Amaral, João (2014, reimpressão 2022). A Viagem do Elefante. BD Baseado no romance de José Saramago. 3ª ed. Porto: Porto Editora.

Nº de páginas: 128
Início da leitura: 02/07/2023
Fim da leitura: 03/07/2023

**SINOPSE**
Este álbum de João Amaral adapta para BD o romance homónimo de José Saramago. Como diz Pilar del Rio, no prefácio que para ele escreveu, o caminho até Viena é tortuoso: João Amaral sabe-o bem porque o esteve a desenhar durante mais de dois anos passo a passo. Estava em sua casa e também ouviu os barritos do elefante, pelo que se pôs a delimitar a zona para que nenhum leitor se perdesse na aventura de ler. João Amaral estudou muito bem aquilo que José Saramago havia escrito e logo que o soube com todas as letras pintou-o para que nada na sua banda desenhada fosse falso.
Apesar de ainda não ter lido o original A Viagem do Elefante, de José Saramago, gostei muito de ler esta BD e fiquei com interesse em ler a obra escrita pelo nosso Nobel. 
A ação decorre em vários espaços, que nos são logo mencionados na rota desenhada por João Amaral - de Lisboa, passando por vários outros espaços, dos quais destaco Castelo Rodrigo, Valladolid e Viena.
Dom João, o Terceiro e Dona Catarina decidem oferecer ao primo, que se encontra à época em Valladolid, um presente "que desse nas vistas" e chegam à conclusão que o ideal é oferecer um elefante, Salomão, que têm há 2 anos. Após o primo concordar com o presente, é preciso levá-lo até Valladolid, a pé. Empreendem, então, uma longa viagem, sendo que o cornaca Subhro zelará pelo bem estar de Salomão. E mais não conto. Terá Salomão sobrevivido à dura viagem que teve pela frente? E que mensagem podemos tirar desta viagem?
Gostei do pormenor de uma das personagens ser o próprio José Saramago, que nos vai elucidando sobre alguns acontecimentos, nos vai lançando questões e dando o seu parecer. Gostei também das ilustrações, que são belíssimas.
Um livro muito interessante, que aconselho para todas as idades, em especial para o 3º ciclo e ensino secundário.

0 Comentarios