Inquieta, Susana Amaro Velho

Velho, Susana Amaro (2022). Inquieta. Coimbra: Aurora Editora.
Nº de páginas: 332
Início da leitura: 29/06/2023
Fim da leitura: 30/06/2023

**SINOPSE**
Poderá um amor de juventude inquietar uma vida inteira?

Julieta parece ter a vida perfeita. Aos trinta e sete anos tem um marido adorável que cozinha os melhores bolos. O emprego com que sempre sonhou e que a preenche. Uma casa cheia de luz e livros, onde a mesa está enfeitada com camélias. Então, por que motivo está agora sobre o varadim escorregadio de uma ponte, descalça e suja de sangue, prestes a saltar?

Afinal, nem tudo o que parece é. Quando um amor antigo regressa do passado, traumas são ressuscitados e uma proposta impensável desperta em Julieta um fantasma adormecido. Mas que proposta é essa que vem tornar a verdade perturbadora? E o que é a verdade quando a própria realidade a confunde?

Inquieta é um relato cru e intenso dos anseios e traumas de uma mulher. É a história de alguém incapaz de fugir do abismo da própria memória e de se sentir livre.

Gostei muito deste livro. Primeiro, porque está bem escrito, com sequências narrativas perfeitamente ligadas, através de um processo de alternância entre tempos e momentos da história. 
Em segundo, porque há um constante "suspense", que dá vontade de continuar a ler e nem sequer pousar o livro. 
Em terceiro, porque as temáticas abordadas, no decurso desta história avassaladora, são cruciais para percebermos as personagens, as suas relações e ralações: os maus-tratos na infância, quer físicos, quer psicológicos, a frequente falta de atitude de alguns progenitores, quando eles e os filhos são vítimas de violência, porque "deixam andar", "talvez mude", "não tenho já forças", "é normal"...Nada há de normal nisto, que é necessário combater! Os comportamentos promíscuos em frente aos filhos, a negligência, o abandono e a saúde mental.
Um livro que aconselho sem reservas. Ainda para mais, escrito por uma autora portuguesa! Há que valorizar os nossos escritores e temos, realmente, bons escritores! A única coisa de que não gosto é da capa. Mas o livro vai muito para além disso!

0 Comentarios