Admirável Mundo Verde, Filipa Fonseca Silva

Silva, Filipa Fonseca (2024). Admirável Mundo Verde. Lisboa: Suma das Letras.

Nº de páginas: 224
Início da leitura: 27/08/2024
Fim da leitura: 29/08/2024

**SINOPSE**
"Num futuro não muito distante, um grupo de activistas pelo clima radicaliza-se e decide derrubar o sistema. Dotado de uma eficaz máquina de propaganda, que lhe garante o apoio popular, consegue chegar ao poder e impor uma sociedade totalmente verde. Mas a que preço?

Depois do sucesso de E Se Eu Morrer Amanhã? e de O Elevador, nomeados para melhor livro do ano e em adaptação para filme, Filipa Fonseca Silva traz-nos um romance distópico electrizante, que levanta questões incontornáveis, como a emergência climática e a polarização de uma sociedade à deriva."
Este livro é uma distopia que parte do pressuposto de que uma localidade ficcional, num futuro não muito distante, estando numa situação climática insustentável, acaba por ser dominada por ativistas ambientais, os verdes, que decidem deitar abaixo o sistema, impor normas e regras para reduzir o consumo (por exemplo, da carne), a dependência das tecnologias e dos ecrãs e a tentativa de diminuição das temperaturas através da plantação de árvores. Mas, como em todas as situações radicais e extremistas, esta poderia sujeitar a sociedade a uma guerra atroz. O que seria preciso para impor estas novas ideias? Os fins justificarão mesmo os meios? Aconselho vivamente a leitura deste livro, envolvente, despojado de artificialismos e viciante. Um Admirável Mundo Verde, que, em jeito de louvor ao Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley (que ainda não li, mas que será dos próximos), nos traz um tema tão atual. Não sendo um livro técnico, serve o propósito de questionar, abrir as mentes, ponderar tudo muito bem e não agir de ânimo leve.

0 Comentarios