O Sono Delas, Filipa Fonseca Silva, Helena Magalhães, Íris Bravo, Maria Isaac e Susana Amaro Velho

Silva, Filipa Fonseca; Magalhães, Helena; Bravo, Íris; Velho, Susana Amaro (2024). O Sono Delas. Lisboa: Cultura Editora.

Nº de páginas: 160
Início e fim da leitura: 21/08/2024

**SINOPSE**
"Longe das histórias de encantar, as mulheres podem ressonar, sofrer de insónia, apneia do sono, síndrome de pernas inquietas ou de outras perturbações do sono.

O Sono Delas reúne cinco vozes da literatura contemporânea que, inspiradas em casos clínicos reais, dão voz a uma antologia de contos inéditos.

Entre a insegurança de um primeiro amor e a dor do luto, o peso do envelhecimento e as dúvidas da adolescência, a insatisfação no casamento e o desgaste provocado pelas exigências da maternidade, este é um livro que aborda com sensibilidade e beleza a importância do sono da mulher sob o peso das expectativas sociais que continuam a tornar as doenças do sono num tabu feminino."
A par do interesse despertado pelo facto de ser um livro de contos, alguns de escritoras que muito admiro, chamou-me logo a atenção o título do livro. Sem ser um livro de autoajuda, pode, de alguma forma, através de personagens ficcionais que representam casos reais, servir para nos fazer pensar sobre este problema que cada vez atinge mais pessoas: a falta de uma boa higiene do sono. 
A privação do sono e as suas mais vastas consequências são o mote para estes contos, em que personagens femininas se debatem com este problema. Um livro idealizado por profissionais de saúde especialistas na área que, com o intuito de alargarem aos leitores a "literacia sobre o sono das mulheres", convidaram outras mulheres (escritoras) para dar voz a contos que abordam a temática. É importante que se tenha cada vez mais a consciência de que a privação do sono pode trazer inúmeros malefícios e eu também sei o que isso significa porque já vivenciei algumas dessas consequências, pelo que me pude rever em algumas das personagens destes contos. Aconselho!

0 Comentarios