O Diário de Tita, Laura Esquível

Esquível, Laura (2020). O Diário de Tita. Alfragide: Edições ASA.







Nº de páginas: 304

Início da leitura: 16/07/2021

Fim da leitura: 17/07/2021

 

O Diário de Tita é um romance de Laura Esquível, traduzido por Tânia Sarmento e que nos dá conta dos segredos que estiveram por detrás da família De la Garza do célebre Como Água para Chocolate.

 

Sinopse:

“Todas nós, cozinheiras, sabemos que dentro das panelas acontecem coisas maravilhosas. Há amor. Há união. Há fogo. Há paixão. Tudo se dissolve. Tudo se mistura. Tudo se transforma. E é isso que eu ofereço a Pedro todas as manhãs. O meu amor transformado em cheiro, em sabor, em calor. Quem diz que isso não é fazer amor?
Tita de la Garza cumpre a tradição do seu país e dedica a sua vida a cuidar da mãe. No seu rosto, sempre um sorriso. No coração, uma mágoa profunda que apenas o seu diário conhece…

Nas páginas gastas deste caderno, Tita revela a sua alma. De receitas a recordações, desenhos a fotografias, amores torturados a infidelidades, é neste local sagrado que Tita partilha os segredos do seu coração.

Um livro íntimo que acompanha todos os passos da família De la Garza - e em que Laura Esquivel nos mostra os mágicos e secretos fios com que se teceu a trama de Como Água para Chocolate, a maravilhosa história que encantou o mundo.”

 

Opinião:

Um livro completamente diferente, em termos gráficos, com a configuração de um diário, não só pelo tipo de letra desenhada, mas pelas imagens de colagens, desenhos, cartas e fotos e pela sugestão de páginas queimadas, de um diário que resistiu às chamas para nos revelar segredos e nos deliciar com a história e as receitas de Tita.

Além do aspeto gráfico, é, Como Água para Chocolate, um livro muito bem escrito. Uma escrita simples, mas íntima, poética, mágica e, realmente, deliciosa. Dramas familiares que se cruzam com tradições mexicanas, muito bem retratadas. Um livro que aconselho vivamente!

Apesar de ser o segundo livro de uma trilogia, é possível ler-se sem se ter lido o primeiro, se bem que o primeiro seja realmente muito bom.

0 Comentarios