O Paciente, Jasper Dewitt

Dewitt, Jasper (2021). O Paciente. Amadora: TopSeller.

Nº de páginas: 208

Início da leitura: 05/07/2021

Fim da leitura: 05/07/2021

O Paciente é um thriller escrito por Jasper Dewitt e traduzido por Marta Mendonça.

Confesso que parti para esta leitura já algo apreensiva, pelas críticas negativas que tinha lido. Porém, não consigo apreciar um livro se não o li. Porém, a referência a uma semelhança com A Paciente Silenciosa de Alex Michaelides, que adorei, também constituía uma motivação.

Sinopse:

“Os nossos receios mais profundos e as nossas recordações mais dolorosas são o que o alimenta.

Numa série de publicações online, Parker H., um jovem e ambicioso psiquiatra, relata o seu terrível trabalho num hospital psiquiátrico e o seu esforço para curar um paciente desconcertante e muito perigoso: um homem de 40 anos que está internado desde os 6. Trata-se do caso mais difícil da instituição, pois o paciente não tem diagnóstico conhecido, e os seus sintomas parecem evoluir com o tempo. Cada pessoa que tentou tratá-lo foi levada à loucura ou ao suicídio.

Desesperados e temerosos, os diretores do hospital mantêm-no rigidamente confinado e permitem apenas o contacto indispensável com a equipa para a segurança de todos, convencidos de que libertá-lo representaria uma séria ameaça para a sociedade.

Parker assume a responsabilidade de descobrir o que aflige esse paciente misterioso, com o objetivo de o curar. Mas as coisas fogem ao seu controlo desde o primeiro encontro. E, diante de uma possibilidade inimaginável, Parker é forçado a questionar tudo aquilo em que julgava acreditar.”

Opinião: Primeiramente, este livro nada tem a ver com A Paciente Silenciosa. Este é um livro muito fraco, que, para além de não ter grande substância, tem uma escrita que não me atrai. Inclusive a apresentação da história como publicações num fórum de psiquiatras. Também achei o enredo pouco credível, em vários aspetos: o processo o paciente, as tentativas de cura, a família, o facto de estar internado há tantos anos… Então, a partir do momento em que, de repente, surge uma explicação sobrenatural vinda do nada, foi o descalabro total. Não há comparação possível entre este e A Paciente Silenciosa, esse sim estimulante, bem escrito e com um enredo que nos prende do início ao fim.

Só não deixei a leitura a meio, porque raramente o faço.


0 Comentarios