Isto Nunca Aconteceu, Lara Prescott

Prescott, Lara (2020). Isto Nunca Aconteceu. Porto Salvo: Edições Saída de Emergência.

Nº de páginas: 352

Início da leitura: 19/08/2021

Fim da leitura: 20/08/2021

Isto Nunca Aconteceu é um romance histórico escrito por Lara Prescott e traduzido por Maria João Trindade.

Sinopse:

1956. Boris Pasternak está a escrever Doutor Jivago, um livro controverso capaz de provocar dissensão na União Soviética. Com medo do seu poder subversivo, os soviéticos censuram-no e proíbem a sua publicação. Mas isso não impede que no resto do mundo a obra se transforme num bestseller… e numa possível sentença de morte para o autor. A CIA está atenta aos acontecimentos e planeia utilizar o livro para influenciar a Guerra Fria a seu favor. Contudo, os agentes destinados a esta missão não são os espiões tradicionais. Duas secretárias - a charmosa e experiente Sally e a talentosa e novata Irina - são encarregadas da missão das suas vidas: devolver clandestinamente Doutor Jivago à URSS e utilizá-lo como arma de propaganda.

No entanto, esta não será uma missão fácil. Há pessoas dispostas a morrer por este livro - e agentes prontos a matar por ele. De Moscovo a Washington, de Paris a Milão, Isto Nunca Aconteceu retrata um momento único na história da literatura - contado com emoção e detalhes históricos cativantes. E no coração deste romance inesquecível está a poderosa convicção de que o poder da palavra escrita pode transformar o mundo.

Opinião:

Este é um livro onde a ficção se mescla com a realidade e que nos cativa, porque queremos, desde logo, saber os segredos destas dactilógrafas, as “andorinhas”, durante a Guerra Fria.

O próprio facto de ser um livro onde se fala de muitos livros, torna-o interessante. Ainda não li Doutor Jivago de Boris Pasternak, mas fiquei extremamente curiosa em relação a este livro, um clássico enigmático, proibido, considerado como “arma literária de destruição em massa” e que foi o mote para a escrita deste livro. Um livro bem conseguido. Desconhecia o que estava por detrás da obra em causa e fiquei rendida a tudo o que envolveu este livro que transformou a História. É sempre tão bom quando aprendemos algo com um livro!

Gostei particularmente das espiãs Sally e Irina, diferentes, mas cativantes e complementares. Duas personagens que acompanhamos com interesse e expetativa pelo suspense vivido constantemente, não fossem elas espiãs.

A autora utilizou também citações, descrições diretas, excertos de conversas, autobiografias, memórias, e outras obras com o intuito de nos fazer imaginar como teria sido viver durante muitos dos acontecimentos descritos no romance.

Aconselho a leitura.

0 Comentarios