A Minha Mãe É a Minha Filha, Valer Hugo Mãe

Mãe, Valter Hugo (2022). A Minha Mãe É a Minha Filha. Porto: Porto Editora.



Nº de Páginas: 48
Início da Leitura: 05/08/2023
Fim da leitura: 05/08/2023

**SINOPSE**
Um conto de uma ternura ímpar dedicado a todos aqueles que cuidam.
«A minha mãe é a minha filha. Preciso de lhe dizer que chega de bolo de chocolate, chega de café ou de andar à pressa. Vai engordar e piorar do fígado, vai ficar eléctrica e sem conseguir dormir, vai começar a doer-lhe a perna esquerda, os joelhos, os ossos todos. E depois dirá: ui, filho, dói-me aqui e dói-me ali.»
Esta obra, como o autor refere nas notas finais, resultou de uma crónica que publicou num jornal e que decidiu levantá-la a um livro. E que bela ideia teve! Com ilustrações belíssimas de Evelina Oliveira, este é um livro que pode ser lido por qualquer faixa etária. É um livro de afetos. A forma doce e tão humana como cuida da sua mãe, é enternecedora. Mas, em vez de ser eu a falar dela, deixo algumas frases do livro que o fazem bem melhor do que eu:
"Cuido dos seus mimos."
"...presto muita atenção aos lenços bonitos que ela deita ao pescoço e lhe dão um ar floral, vivo, uma espécie de coisa de água que lhe refresca a idade."
"Rabujo igual aos que amam. Quando amamos, temos urgência em proteger, por isso somos mais sinaleiros..."
"Tenho de estar sempre a inventar festa. Ponho-a a dançar e a cantar para haver sempre alegria."
"Quem não casa deixa de ter irmãos. Só tem patrões."
"Eu não consigo esquecer que alguém sempre lutou para me salvar. Por isso, quero salvações para retribuir."
"A minha mãe, que é a minha única filha, é muitíssimo bem-comportada."
Recomendo muito a leitura deste livro!

0 Comentarios