Amor Estragado, Ana Bárbara Pedrosa

 Pedrosa, Ana Bárbara (2023). Amor Estragado. Lisboa: Bertrand Editora.
Nº de páginas: 208

Início da leitura: 30/08/2023

Fim da leitura: 31/08/2023

**SINOPSE**

Dois irmãos contam a dissolução de uma família. Manel casou com Ema, e foi até que a morte os separasse como enfim os separou - pelas mãos dele. Habituado ao álcool e incapaz de lidar com as frustrações, não era a ele que mãe e irmãos deviam o amor sem reservas? Zé, casado, agora com três filhos, não vê no sangue uma desculpa para a vida do irmão. Pela mão da violência, que é pedra de toque, assistimos a uma família cujos laços se desfazem. E à vida transformada noutra coisa.

Com uma linguagem crua e destemida, que não raras vezes desarma o leitor, Amor Estragado é um romance sobre a família enquanto território a proteger, a traição da vida adulta face às certezas da infância, a inveja, o desgosto, a degradação que o vício impõe e o que custa perder um lugar de honra. E inevitavelmente sobre a culpa - do homem que mata e de quem não o impede.
Um livro fantástico. Primeiro, começa de forma a ficarmos irremediavelmente presos à história: "Matei a minha mulher." E queremos saber quem, o quê, porquê. Entramos nesta narrativa que vai sendo narrada por dois irmãos, nascidos no seio de uma família pobre, mas honrada, de Vizela. Estes dois irmãos são totalmente diferentes. Ambos casam. O Zé tem três filhos. O Manel apenas a mulher, que vai detestando cada vez mais, a Ema. E vai detestando cada vez mais a mulher, à medida que os seus olhos a começam a ver embargados pelo consumo excessivo de álcool. Invejava José e a mulher, bonita (como não considerava a dele), bem arranjada (como não seria a dele), delicada (como não seria a dele)... Dramas familiares, invejas, ciúmes, álcool, tudo é um pretexto para o desencadear da história. A linguagem é dura, recorrendo muito ao calão, que se encaixa bem nestes jovens e no meio em que cresceram. Um livro duro que traz a lume várias questões pertinentes, atuais e sobre as quais é necessário e importante refletir: o alcoolismo, a violência doméstica e o homicídio, pelo marido, de uma mulher.
Aconselho vivamente!

0 Comentarios